Prefeitura entrega mais 479 cestas nutricionais às gestantes e nutrizes do município

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Em mais um mês, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou 479 cestas nutricionais para grávidas e nutrizes de diversas comunidades do município. O programa tem por objetivo acompanhar e garantir o desenvolvimento da saúde de grávidas, nutrizes e recém-nascidos com idade entre seis meses e dois anos, que vivem em vulnerabilidade social.

Em mais um ato de compromisso com a o povo deodorense, o município distribuiu as cestas nutricionais às usuárias cadastradas na Secretaria Municipal de Assistências Social. O programa faz parte de uma parceria do Governo do Estado com o município.

A cesta nutricional conta com 14 itens, entre leite, vitaminas, aveia e alimentos ricos em carboidratos, ferro e nutrientes propícios para a fase de gestação ou amamentação. De acordo com a Coordenadora do Programa de Cestas Nutricionais no Município, Valdea Amorim, a usuária do programa precisa estar em dia com o a sua saúde e a da criança, no caso das paridas.

“Para ela [usária] receber a cesta tem algumas condicionalidades, como estar em dia com o pré-natal, cartão da vacina dela e da criança atualizado. O principal benefício é estar em dia com a saúde, além de ter uma nutrição mais completa, que passa de uma básica para uma nutritiva, tendo em vista que as vezes as pessoas não têm condições de comprar os materiais que precisam”, afirmou.

Para receber a cesta, a gestante precisa possuir o NIS e ter baixa renda, além de realizar o cadastro na Secretaria de Assistência Social. Após o cadastro a equipe realiza uma análise para saber se a gestante está apta para obter o recebimento.

A seleção das usuárias é feita em contato com os PSF’s do município, de acordo com o local de residência de cada uma. São beneficiadas usuárias do Conjunto Gislene Matheus, Terra da Esperança, Massagueira, Jardim do Carmo, Barra Nova, Santa Rita, Centro, Poeira, entre outros.