Prefeitura e Braskem implantam coleta seletiva na Escola Municipal Araújo Lobo

Durante a manhã desta quarta-feira (24), 14 voluntários da Braskem realizaram um bate-papo com os alunos para que entendessem a importância da coleta seletiva. A partir de agora, uma vez por semana, os cooperados da Coopmar vão passar no local para recolher os resíduos.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca, Agricultura e Aquicultura, em parceria com a Braskem, realizou na manhã desta quarta-feira (24) uma série de atividades com os alunos da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo para a implantação da coleta seletiva.

Essa é a primeira escola que recebe o programa de voluntariado da Braskem para a implantação da coleta seletiva. Para que os alunos se conscientizem sobre a importância da coleta seletiva, foi realizado um bate-papo nas salas de aula, para explicar como funciona a separação dos resíduos. As atividades foram realizadas por 14 voluntários sendo da Braskem e da Secretaria de Meio Ambiente, e contou com a participação dos cooperados da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar).

Além das palestras, a Braskem fez a doação de vinte lixeiras que foram colocadas nas dez salas de aulas, onde os alunos irão descartar o lixo reciclável de forma correta.

A ação é mais uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Deodoro e a Braskem.  De acordo com a consultora da Braskem, Régia Melo, a empresa está realizando essas ações como forma de preservar o Meio Ambiente.

“Essa é a primeira escola que estamos realizando esse projeto de coleta seletiva, fizemos uma ação parecida em Maceió, mas foi a implantação de uma horta. Quando entrei em contato com o Mateus Gonzales, Secretário de Meio Ambiente, ele de imediato indicou essa escola, e é por isso que estamos aqui, porque é através das escolas que vamos conseguir mudar a realidade do Meio Ambiente”, expôs.

Após a implantação da coleta seletiva e com os alunos informados sobre a separação do material, a Cooperativa dos Catadores irá passar na escola uma vez por semana para recolher todos os resíduos e levar para a cooperativa, para que sejam reciclados e gerem renda para os 25 cooperados.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, a Escola Municipal Araújo Lobo foi escolhida por ter sido elencada pelo município, como a escola modelo.

“A Braskem tinha dezenas de lugares para executar esse projeto e escolheu Marechal Deodoro, isso é devido as ações que estamos tendo aqui no município. E não poderia ser outra escola, a coleta seletiva precisava ser iniciada nesta escola. Transformar a educação e mudar a realidade do aluno, para que aprenda aqui e possa levar para casa o que absorvem aqui, porque só assim conseguimos mudar a nossa realidade”, disse.

Ao final da atividade na escola, os voluntários da Braskem se dirigiram a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar), para realizar uma oficina com os cooperados, que na ocasião, aprenderam a construir uma casa de cachorro com materiais recicláveis.