31 / 10 / 18

Caminhada encerra comemorações do Outubro Rosa em Marechal Deodoro

Dezenas de mulheres de diversas comunidades participaram de atividades na Praça Caravelas

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Animação e atividades físicas marcaram o encerramento do Outubro Rosa em Marechal Deodoro. Durante a tarde desta terça-feira (30), dezenas de mulheres de diversas comunidades do município participaram de uma caminhada na Praia do Francês. Durante todo o mês de outubro, as usuárias participaram de palestras e outras atividades nas unidades de saúde do município

Com a concentração na Unidade de Saúde do Francês, as mulheres saíram em direção à Praça Caravelas, onde puderam participar de atividades. No local, as deodorenses participaram de aulas de dança, verificação de pressão arterial, verificação de glicemia, além de avaliação nutricional.

Ainda como parte da programação, foi realizada uma palestra sobre as causas do câncer de mama, como se prevenir e as principais causas da doença. A palestra foi realizada pela enfermeira do PSF do Povoado Pedras.

De acordo com a moradora do Barro Vermelho, Cristiane Lima, a ação foi muito importante. Segundo a deodorense, essas atividades incentivam as mulheres a cuidar da saúde.

“Eu gostei muito dessa atividade, venho participando de algumas atividades promovidas pela Secretaria de Saúde e tenho gostado muito, porque estou mudando meus hábitos de saúde. Durante esse mês a gente participou de atividades para se prevenir contra o câncer de mama, e foi muito bom”, expôs a moradora.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Priscilla Bernardo, a ação encerra o mês de outubro com atividades que promovem a saúde das mulheres.

“Promovemos diversas atividades nas unidades de saúde para as mulheres, e hoje encerramos com uma caminhada, como forma de incentivar a prática de esportes para essas mulheres e prevenção a saúde”, disse.