Autorizada pelo IPHAN, pavimentação de ruas do Centro Histórico avança em Marechal Deodoro

A obras, aprovadas pelo IPHAN em agosto após solicitação do município, já estão sendo realizadas na Rua São Pedro e Rua Os 18 do Forte de Copacabana.

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou a pavimentação asfáltica nas ruas do Centro Histórico do município. As obras começaram na última sexta-feira (28), após o projeto enviado pela Superintendência de Patrimônio Histórico do Prefeitura ter sido aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A pavimentação nas ruas do Centro Histórico do município é um desejo antigo dos moradores, entretanto, para serem realizadas, era necessário a realização de um estudo pelos técnicos do IPHAN. Em agosto deste ano, a Prefeitura de Marechal Deodoro enviou o projeto junto com a solicitação ao IPHAN que, após avaliação, aprovou a obra.

“Nós recebemos a solicitação do município em agosto, junto com um mapa que mostrava quais ruas receberiam a intervenção asfáltica, respeitando a área tombada. Avaliamos o projeto, fizemos os ajustes necessários e aprovamos a obra, que vai contemplar algumas ruas do centro histórico com asfalto até o limite da área tombada”, explicou a técnica em Arquitetura e fiscal do Bem Tombado do IPHAN em Alagoas, Thalianne Leal.

Com a autorização, as obras iniciaram pela Rua São Pedro, conhecida como Rua da Praia, e Rua Os 18 do Forte de Copacabana, ambas ligando o Barro Vermelho até o Centro Histórico. Na primeira rua, a pavimentação segue até a Igreja de São Pedro. Já na segunda, a pavimentação segue até a escadaria que liga a Rua Os 18 do Forte de Copacabana à Rua da Fortaleza.

Em seguida, receberão a pavimentação asfáltica a Rua Presidente Dutra, conhecida como Rua da Fortaleza, até a escadaria; Rua São Raimundo; Avenida Comendador Firmo Lopes e a Avenida Mário Dâmaso, estas duas últimas localizadas no bairro da Poeira.

A pavimentação asfáltica faz parte do projeto de requalificação de todo o Centro Histórico do município, que está sendo preparado pela Prefeitura.