Viva Marechal leva diversos serviços ao bairro da Poeira

Atendimentos da Assistência Social, Habitação, Educação, Esportes, e apresentações culturais e lazer foram ofertados para os moradores do bairro nesta quinta-feira (06)

Texto: Izabelle Targino e Antônio Carlos Souto/Fotos: Rafaela Pereira e Wellington Alves

Contação de histórias, oficina de brinquedos, emissão de documentos, atendimentos do bolsa família, educação ambiental e educação para o trânsito foram alguns dos serviços ofertados pela Prefeitura de Marechal Deodoro na terceira edição do Viva Marechal, desta vez, realizado no bairro da Poeira.

As apresentações culturais abriram as atividades na Praça São José. Logo na chegada, os moradores foram recebidos com a apresentação da Filarmônica Aconchego. Em seguida, se apresentaram o Boi Pérola da Ilha, projeto que nasceu na escola Adelina de Carvalho, na Ilha de Santa Rita; o Pastoril e o Reisado dos alunos da Escola Municipal Edival Lemos.

EDUCAÇÃO

No espaço reservado para a Educação, as crianças presentes puderam participar da oficina de leitura e contação de histórias, maratona esportiva, aula de judô com os alunos do Mais Educação, além de brinquedos, pipoca e algodão doce.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

As Leis de Trânsito também foram abordadas durante o Viva Marechal. De forma lúdica, as crianças puderam aprender, na prática, sobre velocidade ao dirigir, parar na faixa, obedecer a sinalização do trânsito. Com bicicletas, as crianças percorreram um circuito montado na Praça São José, que simulava ruas.

ESPORTE

Dezesseis duplas dos times Palmeiras e Tabajara, vencedores do torneio do Dia dos Pais, disputaram uma competição de dominó. O torneio foi realizado no coreto da Praça e a dupla vencedora foi premiada com troféu.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Além da emissão de Carteira de trabalho, foram ofertados serviços de segunda vida de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; cadastros e atualização do Bolso Família; atendimento de beleza com manicure, maquiagem e corte de cabelo; oficinas de artesanato; pinturas no rosto das crianças; roda de conversa com os funcionários do CREAS e uma palestra do Corpo de Bombeiro sobre segurança e o uso correto do botijão de gás.

No local, também foram entregues 479 cestas nutricionais para as gestantes e nutrizes do município.

MEIO AMBIENTE

Atividades com as crianças marcaram o stand do Meio Ambiente, com pinturas e desenhos sobre sustentabilidade; rodas de conversa sobre o meio ambiente e os impactos ambientais; além de contar com ponto de recolhimento de lixo comum e lixo eletrônico (pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos quebrados) e distribuição de lixeira de carro.

Além disso, junto a COOPMAR, divulgaram o trabalho de coleta seletiva da cooperativa e fizeram o recolhimento dos recicláveis do evento.

HABITAÇÃO

A Superintendências de Habitação montou um stand como ponto de informação dos principais programas e projeto do setor, como o programa Minha Casa Melhor e Moradia Legal.