Setembro Amarelo: PSE realiza ações de combate ao suicídio nas escolas do município

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

“Doe um minuto do seu tempo e salve uma vida”. É baseado nesse tema que as equipes do Programa de Saúde na Escola (PSE), das Secretarias de Saúde e Educação, estão realizando a campanha do “Setembro Amarelo: prevenção contra o suicídio” nas escolas municipais. Durante todo o mês, diversos alunos da rede municipal e estadual de ensino estão recendo palestras e capacitações de colo identificar o problema.

Até o final do mês, alunos dos 8º e 9º anos, professores e coordenadores de diversas escolas no município devem receber as equipes do PSE para trabalhar o assunto. N total, 11 unidades educacionais participam da atividade, como a Escolas Municipais Altina Ribeiro; Petronila de Gouveia; Edival Lemos; Eleuza Galvão; Maria de Araújo Lobo; José Bispo, Adelina de Carvalho Melo; Joaquim Gama Filho; Manoel Messias; Joviniano Rodas e a Escola Estadual Rosa da Fonseca.

A psicóloga do programa, Malena Pereira, explicou que o objetivo da campanha é preparar os participantes para identificar os casos de pessoas que pensam em cometer os suicídios e saber como agir. “A ideia é explicar, mostrar sinais que uma pessoa quer cometer suicídio apresenta, para que eles, enquanto alunos e professores que estão juntos no dia a dia, possam saber como agir e ajudar. Quem participa interage bastante. É uma troca de conhecimento”, afirmou a psicóloga.

Durante as visitas, psicólogas e profissionais da área estão realizando palestras e conversando com os participantes. Caso sejam identificados casos de jovens suspeitos de depressão ou qualquer problema, os profissionais iniciaram um acompanhamento e falaram da importância de procurar um atendimento especializado, como um psicólogo, que é disponível gratuitamente pelo município na rede pública de saúde.

Na ocasião, as equipes do PSE também fazem um trabalho de enaltecimento para elevar a autoestima das pessoas com sinais do problema. Durante a palestra, também está sendo apresentado o 188, disque denúncia prevenção ao suicídio do Centro de Valorização da Vida.