Prefeitura de Marechal Deodoro abre campanha do Setembro Amarelo no município

Durante todo o mês, as Secretarias de Saúde e Educação realizarão palestras e rodas de conversas nas escolas e nas salas de esperas das Unidades se Saúde para falar sobre suicídio e as formas de prevenção

Texto: Sthefane Ferreira e Izabelle Targino

Como forma de prevenir o suicídio e levar informações para que os deodorenses estejam alertados sobre um problema que afeta centenas de pessoas em todo o mundo, a Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou, nesta quarta-feira (05), a campanha do Setembro Amarelo no município.

A primeira atividade da campanha foi realizada com os coordenadores das escolas do município. Durante toda a manhã, as psicólogas do Núcleo de Apoio da Saúde da Família apresentaram toda a campanha que será realizada nas escolas aos coordenadores.

De acordo com a psicóloga Malena Pereira, em todas as escolas do município, o suicídio será discutido com os alunos como uma forma de orientar sobre prevenção, sinais e colocar a escola como um local onde se deve tratar do assunto. Os estudantes serão alertados sobre as causas que levam pessoas a cometer suicídio, mitos e verdades, e as formas de prevenção.

Além do Programa de Saúde na Escola, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) irá realizar bate-papos nas Unidades de Saúde apoiadas. O intuito é que enquanto os deodorenses aguardam a ordem de chamada para consultas e exames nos PSFs possam se informar sobre o assunto, e conhecer também as formas de prevenção.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE), Isabele Araújo, o intuito é promover rodas de conversas para que os alunos multipliquem a ideia do combate ao suicídio.

“Iniciaremos a ação com os coordenadores das escolas, para apresentar o que será abordado nas unidades de ensino, e também é uma forma de incentivar as equipes das unidades de ensino a trabalharem sobre o suicídio e tornem os alunos multiplicadores para combater o suicídio”, explicou.

Para a psicóloga Malena Pereira, a discussão da temática com os adolescentes é de extrema importância, assim como com a população em geral.

“O suicídio é um assunto que muita gente não quer falar, mas temos números alarmantes e que precisa ser falado nas escolas, nas unidades de saúde, em casa. Sabemos que tem muitos fatores que podem fazer com que pessoas mais vulneráveis venham a cometer o suicídio. Os estudantes precisam ser parceiros nuns dos outros, que se mostrem abertos a conversar e para receber os problemas dos outros e se ajudar”, disse a psicóloga.

Setembro Amarelo

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

A cada ano, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2015.