Iphan autoriza revitalização do Largo de Taperaguá, em Marechal Deodoro

O projeto, apresentado durante solenidade nesta segunda-feira (17), será licitado para, em seguida, iniciar as obras.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Os moradores do Bairro de Taperaguá vão passar a ter um espaço totalmente revitalizado e de qualidade. É que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou a licitação para revitalização do Largo de Taperaguá. Durante a manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Cláudio Filho Cacau, ao lado da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, apresentou o projeto, já aprovado pelo Instituto, para a comunidade.

O novo Largo contará com uma academia ao ar livre, quadra, espaços para receber ônibus de turismo, playground, quiosques, além de bancos e toda a estrutura para receber os eventos do município. A obra está avaliada em R$ 8 milhões e tem previsão para ser iniciada ainda este ano.

De acordo com o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, essa obra é um sonho antigo dos moradores. Além disso, o prefeito falou da importância da parceria com o IPHAN.

“Fico muito feliz com essa relação que estamos tendo com o Iphan, porque essa parceria irá trazer grandes feitos para nossa Marechal Deodoro. Essa obra de revitalização é um sonho não só meu, mas de todos os moradores daquele bairro. Então, quero dizer que essa obra só vai valorizar o local onde começou Marechal Deodoro”, expôs o prefeito.

A presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, falou sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico pela comunidade. De acordo com ela, é necessário cuidar do município como se fosse a própria casa.

“O Cacau foi um dos primeiros prefeitos que me procurou após assumir a gestão. Ele pediu, e hoje nós estamos aqui, ajudando a tornar essa cidade cada vez melhor. Então, vocês que formam essa comunidade precisam cuidar do patrimônio que pertence somente a vocês. A obra vai valorizar ainda mais esse município, e quero dizer que vocês contem comigo para deixar Marechal Deodoro cada vez melhor. O trabalho da Prefeitura de Marechal Deodoro é sério, nós estamos vendo resultados”, disse.

Para o secretário de Cultura, Diego Lima, o município está passando por um momento de transformação.

“Nós, deodorenses, estamos passando por um momento em que nossa cidade está se transformando por completo. O que me alegra é que ver obras sendo feitas com responsabilidade. E nós, vamos fazer daquele lugar um local apto para os moradores, porque nós somos os responsáveis por esta obra”, disse.

A moradora do bairro de Taperaguá, Lena Alves, ficou satisfeita com a apresentação do projeto e, segundo ela, será feito o que os moradores sempre sonharam.

“Eu, como moradora, fiquei encantada com esse projeto. Eu vi que agora nós vamos ter uma nova Marechal. Melhor que esse projeto não poderia ser, fiquei muito feliz porque nosso sonho será realizado”, disse.

A solenidade ainda contou com apresentações artísticas da Banda de Pífano “Esquenta Muié”, e do músico deodorense Elizaubo Wandembegue.