03 / 09 / 18

Giro Cultural encerra festejos folclóricos de Marechal Deodoro

Deodorenses e turistas assistiram apresentações de fanfarras, pífano e bumba meu boi.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Hiarlley Sabino

Com o intuito de resgatar os festejos folclóricos tradicionais no município, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico realizou o primeiro Giro Cultural, para encerrar o mês do folclore. As apresentações culturais aconteceram nesta sexta-feira (31), na Orla Lagunar.

Deodorenses e turistas assistiram apresentações da banda de pífano Esquenta Muié, Fanfarra da Escola Estadual Rosa da Fonseca, e apresentação do Boi Pérola, da Ilha de Santa Rita.

O turista de Porto Alegre, Renato Vieira, conta que as apresentações mostraram o quanto o município é rico em cultura.

“Quando eu soube que ia ter o Giro Cultural, decidi ficar aqui só para ver as apresentações. Foi lindo, Marechal Deodoro é uma cidade linda e cheia de riquezas culturais”, expôs.

De acordo com o secretário de Cultura, Diego Lima, esse é um projeto piloto e que tem o intuito de resgatar as apresentações tradicionais que eram realizadas no município.

“Esse primeiro Giro Cultural será para encerrar o mês do folclore. O intuito é promover para os deodorenses uma tarde repleta de cultura e tradição da nossa cidade. Nossa ideia é ampliar este projeto e realizar em outras festividades do município, eventos e nos povoados”, expôs o secretário.