Futuro nos Tatames: aula inaugural integra jovens e crianças

No total, 70 jovens e crianças já se inscreveram no projeto e ainda há vagas.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Mais esportes e integração. Orientações e uma grande aula inaugural marcou o início do projeto social Futuro Nos Tatames, na noite desta terça-feira (18), na Escola Governador Luiz Cavalcante (Faculdade), bairro de Taperaguá. Na ocasião, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, conversou com os alunos e pais presentes e reafirmou o compromisso da Prefeitura junto ao esporte e integração da juventude.

O projeto, que é executado em uma parceria das Secretarias de Educação e Esportes, Lazer e Juventude, junto a Federação Estadual de Jiu Jitsu, tem por objetivo aliar esporte e educação, ocupando o tempo ocioso das crianças e jovens de Marechal Deodoro, e incentivar à prática de uma modalidade esportiva. No total, 70 jovens e crianças já se inscreveram no projeto e ainda há vagas.

De acordo com a Secretaria de Esportes, o intuito inicial é formar duas turmas com até 50 alunos cada. A primeira turma, formada por crianças, treinará todas as terças e quintas-feiras, no horário das 18h30 às 19h30, Já a segunda turma, com jovens, praticará a luta nos mesmos dias, sendo das 19h30 às 20h30. As aulas acontecerão sempre na sede da Escola Governador Luiz Cavalcante.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, recepcionou os novos lutadores durante a aula inaugural e garantiu a melhoria da estrutura do projeto. “Eu quero dar uma estrutura melhor para vocês, vamos providenciar a compra de tatames novos para melhor a qualidade da prática de esportes e assim, dar maiores condições de vocês treinarem e quem sabe vir a competir a nível regional, nacional e até representar o Brasil fora do país”, afirmou o prefeito.

O professor do projeto, Diojone Farias, é o presidente da Federação Estadual de Jiu Jitsu. Ele acredita que possa encontrar em Marechal Deodoro, por meio do projeto, grandes campeões.

“Além de socializar os integrantes, a gente usa também o Jiu Jitsu como ferramenta de mudança. Alunos que participaram de projetos assim se tonaram uns professores, outros campeões, árbitros e até lutadores que moram fora do país e vivem disso. Não é só a perspectiva de ter uma qualidade de vida melhor, mas também formar uma equipe forte e fazer grandes campeões”, disse o professor.

INSCRIÇÕES AINDA ESTÃO ABERTAS

Para participar do Projeto, os interessados precisam ter entre 10 e 18 anos e estar matriculado em alguma escola pública de Marechal Deodoro, seja ela municipal ou estadual.

Restam poucas vagas e os estudantes interessados em se inscrever devem ir até a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, localizada na Rua Comendador Firmo Lopes, 36, no bairro Poeira, das 8h às 14h, portando do RG, CPF, os menores de idade devem realizar a inscrição com a autorização dos pais ou responsáveis.