Semana do Estudante: Alunos dos 5º anos abre programação da Gincana Estudantil em Marechal Deodoro

Durante três dias, alunos dos 5º, 9º ano e Ensino Médio participam de Gincana Estudantil, um disputa de conhecimentos em Português e Matemática

Texto: Izabelle Targino/ Fotos: Wellington Alves

Alunos de treze escolas municipais de Marechal Deodoro participaram, nesta quinta-feira (09), do primeiro dia da Gincana Estudantil realizada pela Secretaria de Educação. O evento, que acontece no Ginásio Poliesportivo Senador Arnon de Mello, na Vila Altina, faz parte das atividades da Semana do Estudante, iniciada quarta-feira (08), com a II Gincana da Educação Especial.

Vinte e um alunos de cada escola, já selecionados nas etapas realizadas anteriormente nas unidades de ensino, disputaram de forma acirrada os prêmios da Gincana Estudantil. A Gincana trabalha as disciplinas de Português e Matemática, que são descritores da Prova Brasil, com o objetivo de incentivar, por meio da competitividade, a aprendizagem dos alunos.

Durante toda a manhã, os alunos responderam a questões de português e matemática, além de uma prova surpresa. Neste primeiro dia de Gincana, a grande vencedora foi a equipe da Escola Municipal Silvério Jorge, premiada com R$ 500; a segunda colocação ficou com a Escola Municipal Edival Lemos, premiada com R$300 e a Escola Municipal Joviniano Rodas ficou com a terceira colocação, com o prêmio de R$ 200.

Este foi apenas o primeiro dia de Gincana com os alunos da rede regular de ensino. De acordo com a secretária de Educação, Amanda Alves, esta é mais uma maneira de incentivar os alunos, transformando a aprendizagem em um momento também de diversão.

“A Gincana tem o objetivo de incentivar a aprendizagem dos alunos. O trabalho iniciou já nas escolas com as etapas seletivas dos alunos que integram as equipes da gincana. Ao todo, eles responderam a vinte questões de português e vinte questões de matemática, que são os dois descritores da Prova Brasil. A gincana, além de testar os conhecimentos, acaba sendo um momento de muita diversão para os alunos e toda a equipe”, disse a secretária.

Semana do Estudante

A II Gincana Estudantil faz parte da programação da semana em comemoração ao Dia do Estudante. As atividades iniciaram nessa quarta-feira (08), com a II Gincana da Educação Especial e segue até sábado. Na sexta (10), serão os alunos dos 9º anos. Já no sábado, a Gincana será realizada com os alunos do Ensino Médio.