Preparando para o Futuro: Prefeitura de Marechal Deodoro inicia segunda edição do projeto no município

Este ano, mais de trezentos alunos se inscreveram e terão aulas de revisão de português, matemática e conhecimentos gerais todos os sábados, na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

Mais de trezentos alunos se inscreverem para participar da segunda edição do Preparando para o Futuro, um projeto idealizado pela Secretaria de Educação de Marechal Deodoro. A aula inaugural do projeto aconteceu sábado, no Ginásio Senador Arnon de Mello, na Vila Altina.

O projeto tem como objetivo recuperar os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais que, por ventura, os alunos dos 9º anos tenham apresentado dificuldades aprendizagem, para que eles possam concluir o ciclo de ensino preparados para o Ensino Médio. Além disso, as aulas possibilitam ainda que os alunos estejam mais preparados para realizar o exame de seleção para o Instituto Federal de Alagoas.

O Preparando para o Futuro teve início em 2017 e contou com 200 alunos inscritos. Destes, 35 foram aprovados no IFAL de Marechal Deodoro, onde estudam nos cursos de Meio Ambiente e Turismo. Este ano, se inscreveram 340 alunos e a Secretaria de Educação conta com uma fila de espera.

Durante a aula inaugural realizada neste sábado, a aluna Jakeline Marina da Silva Santos, uma das participantes da primeira edição do projeto e destaque na aprovação no IFAL, deu seu depoimento como forma de incentivar os alunos. Além disso, os estudantes puderam assistir a uma palestra do proprietário da Destak Magazine, que falou sobre empreendedorismo e a importância de lutar pelos objetivos.

“O Preparando para o Futuro me ajudou muito e foi uma grande oportunidade para mim e para meus colegas. Entrar no IFAL foi uma grande conquista e espero que muitos de vocês estejam lá comigo no ano que vem. Aproveitem esta oportunidade que a Prefeitura está dando e estudem”, disse Jackeline.

Por ter sido a aluna destaque da edição do ano passado, Jakeline recebeu das mãos do prefeito Cláudio Filho Cacau um tablet. Após presentear a estudante, o prefeito falou da importância do projeto e da oportunidade que a Prefeitura está dando aos jovens estudantes.

“Quando o povo me deu a chance de ser prefeito da cidade, agora eu consigo dar mais condições aos jovens de Marechal Deodoro e fazer uma educação de qualidade. É o momento em que a Prefeitura vem proporcionando para vocês, para que consigam trilhar um caminho melhor. Eu acredito que a Educação é a base da transformação. Em 2016 não foi conseguido nem 30% de aprovação. Ano passado, já com esse projeto em prática, conseguimos chegar a 50% de aprovação no IFAL. E neste ano, vamos conseguir ultrapassar nossa meta, porque aqui tem muitos jovens inteligentes, e que só precisavam desta oportunidade”, afirmou.

As aulas acontecerão todos os sábados, na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo. Este ano, caso algum aluno falte dois sábados seguidos sem justificativa, a vaga será destinada ao aluno da fila de espera.