Prefeitura realiza atividades com mães sobre amamentação e técnicas de relaxamento para o bebê

Atividades fazem parte do Agosto Dourado. Durante a ação, as mães participaram de palestras com fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Além disso, as mulheres puderam aprender técnicas de massagem para a criança

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Como parte das atividades do Agosto Dourado, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando diversas ações para o incentivo a amamentação e a saúde da mãe e do bebê. As ações são realizadas através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

As atividades do Agosto Dourado fazem parte do calendário anual do Ministério da Saúde e são ações voltadas para a o incentivo a amamentação. Em Marechal Deodoro, essa ação foi ampliada. Além de tratar sobre a amamentação, o município ainda realizou a Semana do Bebê, com atividades sobre a saúde da mãe e do bebê, com fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

Nas ações são realizadas palestras, roda de conversa e os cuidados que são necessários ter no período de amamentação. Com a participação do fisioterapeuta, é mostrado para as mães técnicas de Shantala, uma técnica que abrange todas as regiões do corpo do bebê e visa garantir o relaxamento. Com o psicólogo, as mães discutem sobre saúde mental, e com a nutricionista é falado sobre a importância da amamentação e alimentação saudável para as mães.

De acordo com a coordenadora do Nasf, Priscilla Bernardo, as atividades foram realizadas nas Unidades de Saúde em que o Nasf apoia. Ela contou ainda que no município a ação foi expandida.

“O Agosto Dourado é uma ação do Ministério da Saúde, e como forma de expandir ainda mais esse tema, nós também realizamos ações que envolvem a saúde da mãe e do bebê. As atividades foram realizadas em seis PSFs que participam do apoio do Nasf, além disso outras Unidades de Saúde que nos solicitaram, nós também realizamos palestras, e rodas de conversa. O intuito é garantir que as mães possam entender a importância de amamentar os filhos, porque a mama previne uma série de doenças infecciosas.”, explicou.