Giro Cultural: Apresentações marcarão encerramento do mês do Folclore em Marechal Deodoro

Deodorenses vão contar com apresentações de banda de pífano, pastoril, bumba meu boi, entre outros grupos na Orla lagunar nesta sexta-feira (31)

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Marechal Deodoro é berço da cultura e música no Estado e nesta sexta-feira (31), será palco para apresentação de vários grupos de manifestações artísticas e folclóricas. É que a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, irá realizar o Projeto Giro Cultural na Orla Lagunar, encerrando o mês do folclore no município.

A partir das 17h, os deodorenses e visitantes irão assistir apresentações de pífano, pastoril, bumba meu boi e fanfarras, com todas apresentações concentradas na Orla Lagunar.

A abertura do Giro Cultural fica por conta das fanfarras da Escola Estadual Rosa da Fonseca e da Escola Municipal Altina Ribeiro, em seguida é a vez do Pastoril de Santa Terezinha. Logo após é a vez da tradicional banda de pífano Esquenta Muié encantar os presentes com suas tradicionais apresentações. E para finalizar o Giro Cultural, o Bumba-meu-boi Pérola da Ilha, irá se apresentar com o novo enredo, contando a história de Alice no país das maravilhas.

De acordo com o secretário de Cultura, Diego Lima, esse é um projeto piloto e que tem o intuito de resgatar as apresentações tradicionais que eram realizadas no município.

“Esse primeiro Giro Cultural será para encerrar o mês do folclore. O intuito é promover para os deodorenses uma tarde repleta de cultura e tradição da nossa cidade. Nossa ideia é ampliar este projeto e realizar em outras festividades do município, eventos e nos povoados”, expôs o secretário.