Alimentação digna: Prefeitura reabre Casa da Sopa, na Terra da Esperança

Reabertura aconteceu durante a segunda edição do Programa Viva Marechal. O Complexo Nutricional vai beneficiar mais de trezentos deodorenses

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Garantir a alimentação dos moradores que vivem em vulnerabilidade social. Este é o objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro em reabrir a Casa da Sopa Santa Clara, localizada na Terra da Esperança. Inaugurada nesta quarta-feira (02), durante o Viva Marechal, o Complexo Nutricional já garantiu a alimentação para a comunidade.

Na inauguração foi realizada a primeira entrega dos alimentos, beneficiando mais de trezentas famílias da Terra da Esperança e adjacências.

A Casa da Sopa estava fechada há mais de dois anos, e agora os moradores terão de volta a alimentação. Para reabrir o complexo, foi realizada uma manutenção no prédio e no maquinário, com serviços em toda a parte elétrica e hidráulica, pintura e manutenção em toda a cobertura do espaço.

Já no maquinário, foi refeita toda a parte de aquecimento, limpeza e revisão na parte elétrica. O equipamento produz pelo menos 600 litros de alimentos por dia.

De acordo com o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, entregar a Casa da Sopa para a comunidade foi um momento de muita emoção.

“Entregar a Casa da Sopa para essas comunidades, é algo muito emocionante. O complexo terá acompanhamento de nutricionista para que as famílias sejam nutridas corretamente. É com ações como essa, que nós percebemos que de fato vale a pena avançar. Essa reabertura será totalmente definitiva”, expôs o prefeito.

A moradora Izabel da Silva, agradeceu ao prefeito e contou da sua felicidade em poder voltar a receber a alimentação.

“Estou muito feliz pela reabertura da Casa da Sopa, estava muito ruim e abandonada. Agora vai melhorar e muito, o Cacau vai nos ajudar. Obrigada prefeito, pela sopa e que Deus lhe dê muitos anos de vida para você continuar ajudando a gente”, disse a moradora.

Famílias Beneficiadas

Serão contempladas com a Casa da Sopa mais de trezentas famílias das comunidades da Terra da Esperança, Conjunto José Dias e todas as comunidades do entorno.

Os moradores beneficiados participaram de um cadastro a domicilio realizado pela Secretaria de Assistência Social. Recebem o alimento famílias que estão inseridas no Cadastro Único, com renda de até R$85,00, com grande de número de crianças e de até 11 anos de idade.

Além disso, é necessário que a família compareça em todas as entregas, para evitar que o benefício seja suspenso. A cada dois meses é feito um recadastramento para identificar se alguma família saiu da situação de vulnerabilidade social ou se não compareceu com regularidade nas entregas.

O alimento

As famílias contempladas irão receber a alimentação todas as terças e quintas, a partir das 15h. Serão disponibilizadas sopa de legumes, sopa de feijão com charque, mungunzá, arroz doce e canja.

A cada dia será entregue um tipo de alimento diferente, com produção acompanhada por nutricionista de Secretaria de Assistência Social. Todos os dias serão beneficiadas 350 famílias.

Ainda na inauguração, os moradores receberam um condimento de dois litros, para que em todos os dias de distribuição a população possa levar e garantir o alimento.

Entrega de Cestas Nutricionais

Ainda na inauguração da Casa da Sopa, o prefeito Cláudio Filho Cacau entregou mais de 100 cestas nutricionais para as grávidas e nutrizes da Terra da Esperança. Todo mês, a Prefeitura de Marechal Deodoro entrega mais de 400 cestas nutricionais para grávidas e nutrizes de todo o município e dessa vez foi entregue somente para as mães da Terra da Esperança e adjacências, como parte da programação do Programa Viva Marechal.