Prefeitura já entregou mais de duas mil cestas nutricionais para grávidas e nutrizes do município

Para receber o benefício é preciso que a grávida ou nutriz esteja inserida no Cadastro Único

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Reduzir a mortalidade infantil e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das deodorenses. Este é o intuito da Prefeitura de Marechal Deodoro ao realizar a entregar mensal de quase quatrocentas cestas nutricionais para as gestantes e nutrizes do município. Desde o retorno do programa no município, foram entregues 2.753 cestas.

O Programa das Cestas Nutricionais é executado no município por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Uma vez por mês, a equipe realiza a entrega das cestas às gestantes e nutrizes cadastradas, que vivem em situação de vulnerabilidade social, para que elas possam garantir o sustento com uma alimentação correta.

A cesta é composta por 14 itens, entre eles, biscoito, farinha de milho, arroz, farinha de mandioca, macarrão, feijão, leite em pó e aveia em flocos, alimentos suficientes para o desenvolvimento da criança e o sustento das famílias.

Nas primeiras entregas, o número de beneficiárias cadastradas era de 359. Na última entrega, realizada em junho, o número passou para 479. O objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro é garantir que o programa seja ampliado, chegando a 600 gestantes e nutrizes beneficiadas com as cestas.

“Na última entrega anunciei para as mães que vamos ampliar o número de cestas para que mais famílias deodorenses possam garantir o seu sustento e que as crianças possam ter o alimento adequado para ajudar no seu desenvolvimento. A nossa meta é aumentar o número de 479, para 600 cestas nutricionais”, expôs o prefeito Cacau.

Cadastro

Para receber a cesta nutricional é necessário que a interessada esteja inserida no Cadastro Único, através do NIS, ter baixa renda. O cadastro é realizado na Secretaria de Assistência Social, levando o RG, CPF, comprovante de residência e comprovar que não tem nenhum tipo de renda.

Após o cadastro, a Secretaria de Assistência Social realiza uma análise para saber se a cadastrada está apta para receber o benefício.  São contempladas gestantes e mães de crianças com idade entre seis meses e dois anos.