Marechal Deodoro supera meta de vacinação contra a gripe

Durante a campanha, das 10.846 previstas para receberem a dose da vacina, 95,98% do público alvo foi imunizado

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou a meta de vacinação na Campanha Nacional Contra a Influenza em 2018. No município, foi atingida a marca de 95,98% do público alvo. A campanha iniciou no final de abril e foi prorrogada até o meio do mês de junho em todo o país.

A população estimada de pessoas a serem vacinadas em Marechal Deodoro era de 10.846, destes, foram vacinados 95,98% da população geral.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi trivalente que previne três tipos de vírus: H3N2, H1N1 e B. Dos grupos prioritários para tomar a vacina, 79,7% foram crianças; 111,9% funcionários da saúde; 130,1% professores; 84,25% gestantes; 122,2% mulheres de resguardo e 108,01% idosos.

A campanha iniciou no dia 23 de abril e correu até o dia primeiro de junho, sendo prorrogada por duas vezes pelo Ministério da Saúde, respectivamente, até o dia 15 e 20 de junho. Em Marechal Deodoro, as metas de 90% das vacinações foram alcançadas ainda no início da primeira prorrogação.

A campanha teve por objetivo reduzir internações, complicações e mortes da população considerada mais sensível ao adoecimento.

O público alvo da campanha foram idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade; gestantes; puérpera de até 45 dias após o parto; trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.