Marechal Deodoro recebe coleção de livros do IAB para auxiliar no aprendizado e fluência de leitura

Os paradidáticos serão usados por mais de 700 alunos do 2º, 3º e 4º ano de seis Escolas do município. Professores, coordenadores e diretores serão beneficiados com os novos livros para desenvolver o hábito da leitura.

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Como parte dos resultados positivos dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, o município de Marechal Deodoro receberá do Instituo Alfa e Beto (IAB) uma coleção de 100 livros paradidáticos que irão contribuir no desenvolvimento da leitura dos alunos da rede municipal de ensino. Com isso, Marechal Deodoro se torna o primeiro município do estado de Alagoas a receber esse material, que vai beneficiar mais de 700 alunos.

Os livros paradidáticos serão destinados para as escolas públicas que ainda não estão utilizando o Programa Flui – jogo digital que promove o desenvolvimento da fluência da leitura dos alunos. A coleção de paradidáticos será usada pelos alunos das Escolas Municipais Lídia Rodrigues, Petronila de Gouveia, José Bispo, Professora Lucas, Edival Lemos e Escola Municipal Joaquim Gama Filho.

Os estudantes das turmas de 2º, 3º e 4º ano vão contar com 100 livros paradidáticos nas áreas de Artes, Geografia, Ciências, Literatura e História, que serão usados como materiais complementares para os livros didáticos já utilizados e também do IAB. Esses livros servirão de referências para pesquisas, atividades de leitura e interpretação de texto, e ainda como instrumento para a incentiva o hábito de leitura.

De acordo com a secretária de Educação de Marechal Deodoro, Amanda Alves, os livros são mais uma forma de tornar o ambiente escolar e o processo de ensino mais agradável e motivador para os alunos e professores.

“É mais um material para trabalhar a fluência de leitura nas escolas, de forma a tornar o momento cada vez mais agradável para os alunos. Para tal, os professores, coordenadores e diretores passaram por uma capacitação para que pudessem aprimorar o trabalho e a resposta foi muito positiva. Os professores gostaram muito da iniciativa. Os livros serão usados nas escolas selecionadas e, ao final do ano, iremos fazer uma avaliação para saber como o material contribui no aprendizado dos alunos”, explicou a secretária.

Formação com professores

Como forma de capacitar os professores para que estejam aptos para trabalhar os novos livros com os estudantes, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Alfa e Beto realizou esta semana a primeira formação com os professores que irão utilizar os materiais paradidáticos.

Durante dois dias, os professores, coordenadores e diretores das escolas municipais selecionadas foram divididos em grupos para participar da formação. Na primeira, foram trabalhadas as formas de utilizar os livros de Ciência, doze de um total de 100. Na formação foi tratado também sobre como os livros irão implementar uma intervenção à respeito do uso de estratégias para promover a compreensão da leitura com base na coleção dos livros.

De acordo com o coordenador do Instituto Alfa e Beto, Fábio Silva, o município de Marechal Deodoro vem recebendo diversos investimentos do IAB devido os trabalhos executados no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da rede municipal.

“O município de Marechal Deodoro é o primeiro município no nordeste a trabalhar com a coleção de livros paradidáticos do IAB. Isso aconteceu porque Marechal Deodoro é referências para os municípios de Alagoas. O prefeito Cacau tem investido muito na Educação de Marechal”, disse.

Parceria com o IAB

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Educação, firmou parceria com o Instituto Alfa e Beto desde o ano passado, aderindo a diversos programas e materiais que contribuem para desenvolver e melhorar a qualidade de ensino no município e o desempenho dos alunos.