Largo da Matriz: IPHAN garante entrega da primeira etapa da obra de requalificação até dezembro

A data foi definida após reunião com os moradores e o prefeito Cláudio Filho Cacau na tarde dessa quinta-feira (12)

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

O prefeito de Marechal Deodoro Cláudio Filho Cacau participou de uma reunião realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com os moradores da região da Igreja Matriz, para tratar sobre a obra de requalificação do Largo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A reunião aconteceu no auditório do Conservatório da Música, na tarde dessa quinta-feira (12).

A reunião foi convocada pela Prefeitura de Marechal Deodoro para que o Iphan pudesse conversar com os moradores e esclarecer dúvidas sobre a obra e os prazos.

“Nós sabemos que a obra vem causando alguns transtornos aos moradores, mas nesta etapa foi preciso quebrar as calçadas das residências para que pudéssemos trocar toda a tubulação, que antes era de amianto, e agora passamos para canos de PVC. Fizemos isso para que, em outras etapas, não seja preciso quebrar novamente esses trechos depois da obra finalizada”, explicou Sandro Gama, representante do IPHAN.

O representante do IPHAN explicou ainda que esta obra já deveria ter sido realizada em outras gestões, mas o órgão não conseguiu executar.

“Essa era uma obra que estava nos nossos projetos fazia tempo, mas que na antiga gestão não conseguimos executar. Quando o prefeito Cacau assumiu a gestão, foi até o IPHAN em Brasília e conseguiu, junto a presidente do Instituto e o Governo do Estado de Alagoas, garantir que o recurso não fosse devolvido e assim pudéssemos iniciar as obras”, completou Gama.

Após ouvir as explicações, o prefeito Cacau e os moradores, junto com o IPHAN, definiram que o trecho que se inicia na 5ª Cia Independente até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição será priorizado para que na festa da padroeira do município, o espaço já esteja apto para a festividade.

“Nosso objetivo é que o espaço fique semelhante ao Largo do Carmo, que entregamos no ano passado. A previsão dada pelo IPHAN é que o primeiro trecho da obra fique pronto até dezembro, quando realizamos a festa da padroeira do nosso município, para que a comunidade tenha o espaço adequado para realizar as festividades”, explicou o prefeito.

Para Dona Lúcia, moradora do Largo da Matriz, a obra de requalificação dará melhor comodidade para os moradores.

“Essa obra já era para ter sido executada há muito tempo e não foi. Nós teremos um ótimo espaço, e se é para fazer, que o IPHAN execute e nos dê resultados positivos. Apesar de alguns transtornos, a obra será muito boa para nós”, disse a moradora.

Além desta obra, a Prefeitura de Marechal Deodoro junto ao IPHAN tem projetos para executar a restauração da Igreja do Rosário dos Homens Pretos e a Igreja Nossa Senhora do Amparo.