Dia do Manguezal: Alunos e jovens do Serviço de Convivência participam de aula de campo na Praia do Saco

Até o dia 31, além dos alunos das escolas municipais e as crianças e jovens do Serviço de Convivência irão conhecer mais sobre a área de manguezal localizada na Praia do Saco

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

Como comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Pesca, Agricultura e Aquicultura, em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando estudo de meio com os alunos da rede municipal de ensino e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As atividades seguem até o final deste mês, e durante uma semana, as equipes de Educação Ambiental irão levar os alunos das escolas municipais para conhecer uma área de manguezal localizada na Praia do Saco.

O principal objetivo é promover conhecimentos sobre os mangues e sobre o Sambaqui, que é um espaço onde se encontra o acumulo de moluscos, e está sendo destruído pelo avanço do mar. O estudo de meio é uma aula de campo, atividade que garante um momento coletivo de aprendizagem e de convivência entre professores, estudantes e equipe pedagógica.

Além dos alunos da rede municipal, as crianças e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram do estudo de meio nessa terça-feira (24). A atividade faz parte do tema que está sendo tratado pelo SCFV, que é o Meio Ambiente, e o estudo de meio passou a fazer parte do cronograma.

Após a ação, os jovens e crianças recolheram do manguezal e da Praia do Saco, materiais que poluem o espaço, a exemplo de plásticos e garrafas peti. O material que foi recolhido, foi levado para a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR), para que sejam reciclados.

Dia do Manguezal

No dia 26 de julho, é comemorado o Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, que são definidos como ecossistema de transição do meio marinho para o terrestre em que a vida é controlada pelo ritmo das marés. Em algum período, peixes, moluscos e crustáceos, espécies que são fontes de alimento para o homem, passam pelo mangue para se reproduzirem.