Secretaria de Saúde inicia capacitação de Atenção Básica para Agentes de Saúde

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na última quinta-feira (21), o primeiro módulo do curso Cuidadores e Atenção Domiciliar, realizado na Sala de Multimídia da SMS. De início, a ação foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a pretensão é expandir para outros setores da Saúde.

O curso é online e faz parte de um pacote de ações da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS). A iniciativa de apresentar a plataforma de aprendizagem aos servidores da Saúde foi da Coordenação de Educação Permanente, que tem por objetivo atualizar e capacitar o município para a realização de um atendimento mais humanizado e de maior qualidade.

No local, os ACS puderam conhecer melhor o mundo online, fazer cadastro de e-mail e se inteirar com as novas tecnologias. A coordenadora da Educação Permanente da SMS, Mônica Vasconcelos, afirmou que alguns agentes nunca haviam utilizados um computador.

“Identificamos que alguns ACS não sabiam nem mexer em computador, não tinha e-mail. Então, trouxemos essas pessoas para a Sala Multimídia, ensinamos como mexer no computador, acessar a plataforma, e interagir com o mundo tecnológico. Demos as devidas orientações. Após isso, eles [servidores] estudam e acessam de casa”, afirmou.

A grande orientadora da capacitação foi a enfermeira do município, Magda Lucena, que ensinou passo a passo como acessar e estudar de casa. A intenção da SMS é de que após o final dessa turma, a capacitação possa ser direcionada a outras áreas da Saúde.

DO CURSO

De acordo com a UNASUS, o objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades relacionadas aos aspectos do cuidado de pacientes acamados. Entre essas capacidades está a de observar as características familiares que auxiliam ou dificultam o cuidado domiciliar, bem como orientar a seleção do cuidador e identificar quando este está sobrecarregado.

Na grade, são apresentados os principais conceitos e estatutos relacionados ao cuidador e à pessoa cuidada, promovendo uma reflexão sobre a relação entre cuidador, pessoa cuidada e família. Além disso, discute também a relação entre o cuidador e a equipe de saúde.

SALA MULTIMIDIA

A Sala de Treinamento Multimídia, inaugurada em abril deste ano, é um espaço destinado aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O local é climatizado, conta 12 computadores e serve como sede para treinamentos e capacitações dos funcionários públicos, adquirindo novas técnicas de gestão.

O ambiente recebeu o nome da servidora pública, falecida há poucos meses, Gilvânia Gomes Alcântara, que prestou serviços ao município por mais de vinte anos.