Pescadores participam de Regata de Canoas e Barcos na Lagoa Manguaba

A competição deu início as comemorações das festividades de São Pedro e encerrou as atividades da Semana de Meio Ambiente

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves e Hiarlley Sabino

Dando início às comemorações das festividades de São Pedro e encerrando a Semana de Meio Ambiente, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-06, realizou nesse sábado (23), a Regata de Canoas e Barcos, na Lagoa Manguaba.

Onze duplas participaram da competição, nas modalidades de canoa de pesca e canoa de corrida. A concentração se iniciou às 8h e, após o cair do vento, a largada aconteceu no Povoado Pedras, encerrando a competição na Orla Lagunar. Ao final da competição os ganhadores receberam medalhas e premiações.

Para o pescador e um dos vencedores da competição, Fernando Sabino, o evento trouxe de volta a tradição que existia entre os pescadores.

“Nós pescadores queremos agradecer ao prefeito Cacau por nos apoiar nessa competição. Em breve vamos fazer um grande evento e contamos com o incentivo dele. Estou muito feliz em ter vencido a regata, esse incentivo que estamos recebendo é muito importante”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez falou da importância de resgatar a cultura da vela, utilizada no município.

“Esse evento está resgatando a cultura da vela, que é ecologicamente correta, e não usa combustível. Além disso, estamos encerrando a Semana do Meio Ambiente e dando início às festividades de São Pedro. Então, esse evento é para resgatar e mostrar para as novas gerações essa cultura, para que possam aderir a prática antiga de embarcações com vela”, frisou.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, ressaltou a importância de eventos como esse e garantiu que no final deste ano irá realizar uma nova competição de regatas.

“Esse evento é muito importante para nossa cidade, pois nós conseguimos resgatar uma cultura muito vista em nossa cidade. Esse evento dá início as festividades de São Pedro, que é muito tradicional em Marechal Deodoro, e também encerra as atividades de comemoração da Semana de Meio Ambiente, que realizamos diversas atividades com a população e os estudantes das escolas municipais”, disse o prefeito.