Após mobilização da Prefeitura, Coopmar inicia coleta seletiva nas empresas do Polo

Texto: Antônio Carlos Souto

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA), promoveu uma mobilização no Polo Cloroquímico para a implantação da coleta seletiva nas empresas. A partir desta iniciativa, a Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR) iniciou a coleta seletiva nas empresas que aderiram ao projeto.

Desde o mês de março, o setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo um trabalho de conscientização nas empresas do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela. Com o apoio da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Marechal Deodoro (ASSEDI), os técnicos fizeram visitas em diversas empresas, apresentando o trabalho da COOPMAR e a importância ambiental da coleta seletiva. A partir daí, algumas empresas se sensibilizaram pela causa e iniciaram uma parceria junto a Cooperativa.

Conforme aponta a Secretaria de Meio Ambiente, a cada coleta mensal realizada nas três empresas cadastradas, a renda da cooperativa cresce 100% em relação ao mês anterior. A meta é atingir as 14 empresas do Polo e garantir, além de renda aos catadores de resíduos sólidos, a preservação de uma cidade mais sustentável e ambientalmente correta.

“O foco ultimamente tem sido essas empresas devido à grande quantidade de material gerado. Uma empresa gera aproximadamente duas toneladas de resíduos recicláveis, transformando assim, uma renda significativa os cooperados”, afirmou a assessora técnica da SEMMA, Aline Lima.

A Krona Tubos e Tubulações foi a primeira empresa a firmar parceria com a Coopmar. A empresa ficou responsável por doar 15 sacolas grandes com material por semana, além ofertar cursos, capacitações e assessoria técnica aos cooperados. As empresas Ads Tigre e Tigre S.D também firmaram parceria com a Cooperativa e iniciarão a coleta seletiva ainda esta semana.

Além dessas empresas, a Interlândia Ltda. Detentora dos produtos Dragão, enviou recentemente um caminhão repleto de papelão e plástico a cooperativa.

O TRABALHO

Para conscientizar e informar sobre a importância da destinação correta dos resíduos e quais materiais podem ser reciclados, a Prefeitura iniciou uma série de palestras, desde o último ano, em diversos estabelecimentos comerciais, pousadas e condomínios, para falar sobre a importância da coleta seletiva e seus benefícios.

Atualmente, a cooperativa conta com 26 integrantes, uma bicicleta (ciclolix), três carrocinhas e um caminhão para fazer o recolhimento do lixo. Para realizar o agendamento da coleta ou saber mais informações é necessário ligar para: 82 99164-7173 / 82 99197-6238.