Travessia Legal: Servidores da Educação recebem treinamento de preparação para projeto

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a SMTT e visa garantir a segurança dos alunos no embarque e desembarque no transporte escolar e também na travessia das ruas

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Cortesia Yuri Cortez

Servidores das escolas municipais de Marechal Deodoro participaram, nesta segunda-feira (14) de uma capacitação sobre as Leis do Trânsito. A capacitação, realizada por meio de uma cooperação técnica entre a SMTT de Marechal Deodoro e a SMTT de Maceió, faz parte da preparação dos monitores para atuarem no Projeto Travessia Legal. A capacitação foi realizada na Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante, em Taperaguá.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), e foi criado após a Secretaria de Educação identificar a necessidade de ter, na porta das escolas, um agente de trânsito ou uma pessoa capacitada para ajudar na travessia da via feita pelos alunos até o transporte escolar.

Durante toda a manhã, os monitores assistiram a uma palestra sobre as Leis de Trânsito, como atravessar os alunos, qual o melhor momento de parar os veículos na faixa, entre outros assuntos. Após a aula teórica, os servidores realizaram uma aula prática com os alunos, em frente à escola.

O projeto

O Travessia Legal, que será lançado em breve, é um projeto que surgiu para garantir a segurança dos alunos das escolas municipais na chegada e saída das escolas. Todos os dias, na hora do embarque e desembarque dos ônibus escolares, os alunos terão ajuda de um monitor para realizar a travessia da via ou para entrar e sair dos veículos.

Os monitores serão identificados com usos de coletes reflexivos, bonés e placas de sinalização. Além disso, a SMTT vai pintar faixas de pedestres na frente das escolas que não possuem faixas.