Secretaria de Assistência Social inicia Semana de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

Durante a semana, serão realizadas palestras de prevenção aos alunos da rede pública de ensino, encerrando com uma grande caminhada.

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), iniciou, nesta terça-feira (15), a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Durante a semana, serão realizadas palestras de prevenção para os alunos da rede pública de ensino, apresentações artísticas promovidas pelos jovens do Serviço de Convivência, encerrando com uma grande caminhada.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar, movimentando professores e alunos a debater e conhecer sobre o tema, assim como identificar o abusador sexual.

A programação da semana iniciou com uma palestra na Escola Municipal Edival Lemos, localizada provisoriamente na sede da antiga unidade SESI, onde foi trabalhado com os alunos do 5º e 6º ano a prevenção e a identificação do abuso sexual.

A psicóloga do CREAS, Izabela Rodrigues, explicou como está sendo abordado o tema para as crianças e a importância de estar por dentro do assunto.

“A gente entende que é falando sobre o tema que as crianças vão se prevenir. Caso isso venha acontecer, não tem como definir o perfil do abusador, pode ser um primo, um tio, um vizinho e até mesmo o pai, por isso, é importante instruir as crianças para que elas possam identificar e serem tomadas as devidas providências”, afirmou.

A temática também será abordada nesta quarta-feira (16), pela manhã na Escola Municipal Maria Petronila de Gouveia, com as turmas do 4º e 5ª ano, e pelo horário da tarde, na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, localizada em Taperaguá, com os alunos do 6º ano.

Já sexta-feira, 18 de Maio, Dia D de combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, todas as unidades escolares do município e comunidade foram convidadas para participar de uma grande caminhada, como conscientização do tema. A mobilização terá início às 14h, saindo da Escola Municipal Joviniano de Almeida Rodas, Barro Vermelho.