Prefeitura de Marechal Deodoro vai aplicar geomanta para conter barreira do Barro Vermelho

Uma reunião foi realizada com moradores para apresentar e discutir as possíveis soluções para conter os deslizamentos da barreira durante o período chuvoso no município

Texto e Fotos: Antônio Carlos Souto

Em reunião com os moradores do Barro Vermelho, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, anunciou que vai realizar uma intervenção na barreira localizada entre as ruas 18 do Forte de Copacabana e na Rua Presidente Dutra, mais conhecida como Rua da Fortaleza. Nas chuvas do ano passado, a barreira cedeu e colocou em risco as casas da região. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) e contou com presença da promotora Maria Aparecida.

Após apresentação de dois planos de intervenção, desenvolvidos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), os moradores da Rua 18 do Forte de Copacabana e da Rua Presidente Dutra (Fortaleza), ambas localizadas no Barro Vermelho, optaram pelo projeto de implantação de uma Geomanta, para conter barreira que ameaça as residências.

Conforme explicou equipes da Seminfra, a Geomanta é um tipo proteção física de solo, mais resistente,  composta de PVC com fios sintéticos, que impede a passagem de água durante o período chuvoso, reforçando e protegendo da ação de fortes chuvas e temporais em áreas de risco.

Além dos estudos técnicos realizados, o prefeito Cacau fez uma viagem à cidade de Salvador, que já usa o sistema de Geomanta, com o intuito de conhecer a eficiência do projeto. Além disso, ele garantiu que o município vai arcar com o aluguel social dos moradores que estão em situação de risco até a finalização da obra.

“As geomantas são sistemas criados na Alemanha e já é usada no Brasil em Salvador. Eu fui lá saber funciona realmente e ouvir a população, buscando trazer para vocês essa solução. Logo após passar essas chuvas, vamos iniciar essa obra, mas não se preocupem, enquanto isso, vamos arcar com as despesas do aluguel das famílias em situação de risco”, afirmou.

Para a implantação desse sistema, a Prefeitura realizou um estudo na região discutida, tendo em vista os deslizamentos da barreira durante as fortes chuvas que afetaram o município no último ano. Durante o estudo, foi analisada a sondagem de simples reconhecimento do solo, nível de água e resistência da barreira.

A Promotora de Justiça do município, Aparecida Carnaúba, acompanhou toda a reunião e se posicionou sobre a iniciativa do Prefeito. “Não é hora de se lamentar pelo o que os antigos gestores não fizeram. Ele (Cacau) se colocou à disposição para ouvir vocês (moradores), e deu essas duas opções. Agora vocês decidem e resolvem o problema”, disse.

A reunião agradou e a tranquilizou os moradores da região, que há anos sofrem com a insegurança e o descaso por parte de outras gestões.

“Eu achei a reunião ótima. Chegou ao acordo de todos fazer essa contenção. É isso o que a gente quer, que não atinja os moradores de baixo e nem de cima. Que todos saiam satisfeito. O prefeito é excelente. Gostei muito da ação dele. Agiu como um verdadeiro prefeito. Parabéns”, afirmou o morador Correio Batista.