PNAIC: Professores e coordenadores dos NEIs e Educação Infantil participam de mais uma formação

O objetivo é garantir que os professores da rede municipal trabalhem para reduzir o índice de reprovação de alunos diminua

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou mais uma capacitação com os professores da Educação Infantil, do Programa Novo Mais Educação e coordenadores dos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) do município. A capacitação foi realizada por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Desde o início deste ano, os professores e coordenadores estão passando por formações continuadas. Nas ocasiões, são abordados assunto de maior necessidade das turmas de primeiro a terceiro ano, do Programa Novo Mais Educação e da educação infantil.

O objetivo é garantir que os professores da rede municipal estejam preparados para trabalhar as formas de reduzir o índice de reprovação de alunos, garantindo que mais estudantes sejam alfabetizados na idade certa. As capacitações e formações são ministradas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação que realizam atividades lúdicas e dinâmicas para que os professores possam reproduzir na sala de aula com os alunos.

De acordo com a coordenadora do PNAIC em Marechal Deodoro, Denise Peixoto, nos encontros os professores sempre têm participação ativa nas dinâmicas e atividades desenvolvidas.

“Nós estamos realizando todos os meses essas formações com os professores de toda a rede municipal para que o índice de reprovação em Marechal Deodoro diminua. As formações são voltadas para os professores da Educação Infantil, do Mais Educação”, explicou.

PNAIC

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação, cuja carga horária é de 180 horas.