Marechal Deodoro é aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente e terá Sala Verde

A Sala Verde possibilitará que o município possa realizar ações com a temáticas socioambientais no município. Aprovação é resultado das ações de Educação Ambiental realizadas nas escolas municipais

Texto: Sthefane Ferreira

Como resultados das ações de Educação Ambiental feitas nas escolas municipais, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu esta semana a aprovação do Ministério do Meio Ambiente para a implantação da Sala Verde, um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática socioambiental e cultural.

A partir de agora, Marechal Deodoro terá um espaço amplo e apto para realizar ações de informações e formação ambiental. O local será adequado para o encontro, reflexão e construções de ações socioambientais voltadas para a comunidade, alunos e professores da rede municipal. A meta é que a sala verde fique localizada na parte central do município, para que atenda maior parte da população.

O Projeto da Sala Verde é uma ação fruto da parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, que juntas irão realizar palestras e ações voltadas para o Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal de Educação entrará com a parte de materiais literários e didáticos e a Secretaria Meio Ambiente, terá a participação dos técnicos que vão ministrar as palestras e atividades.

Para o Secretário de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, este é um feito muito importante para o município, pois com a Sala Verde os deodorenses se tornarão pessoas mais conscientes sobre a importância do Meio Ambiente.

“Diversos municípios fizeram a inscrição e não foram contemplados com a Sala Verde, e nós fomos. Então isso é resultado das ações que estamos desenvolvendo em Marechal Deodoro. Nosso objetivo é fazer com que tenhamos uma população mais consciente para que possam multiplicar tudo o que iremos abordar na Sala Verde. Estamos esperando o envio dos matérias necessários do Ministério do Meio Ambiente para que possamos iniciar as ações da Sala Verde aqui em Marechal”, disse o secretário.

De acordo com a representante da Sala Verde em Marechal Deodoro, Lidiane Andrade, o espaço será fundamental para que a população entenda sobre conceitos sustentáveis.

“Nós demos um passo muito importante para o crescimento de Marechal Deodoro e nosso objetivo é que a nossa cidade caminhe para a sustentabilidade, não só os alunos mas toda a população”, disse.

O que é a Sala Verde?

A Sala Verde é um espaço educador de múltiplas potencialidades onde devem ser realizados, por exemplo, cursos, programas de formação continuada, palestras, teatros, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas, exposições e mostras.

A Sala Verde apresenta um grande potencial de delineamento e desenvolvimento de projetos, ações e programas educacionais e, portanto, pode cumprir um papel articulador e integrador nas localidades onde se encontra, de modo a estar conectada com o que se pensa e se faz no município, sendo um espaço de promoção de sinergias entre instituições, pessoas, projetos, programas e ações, não só ambientais, mas também culturais, educacionais, e de ampliação da cidadania.

Cada Sala Verde é única, não há um padrão pré-definido ou um formato modelo para ela. Cada instituição deve configurá-la à sua maneira, levando em consideração a identidade institucional e o público com quem trabalha, dialogando as potencialidades com as particularidades locais e regionais e, também deve buscar orientar as ações, através de um processo constante e continuado de construção, implementação, avaliação e revisão de seu Projeto Político Pedagógico.