LDO: Prefeito Cacau apresenta projetos e ouve comunidade em Audiência Pública

O prefeito fez um balanço das ações já realizadas, apresentou os projetos destaques para 2018-2019 e ouviu as demandas da comunidade

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

O Prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, realizou uma audiência pública com a população deodorense, na manhã desta segunda-feira (14), para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Marechal Deodoro, referente ao ano de 2019. No início da reunião, o prefeito apresentou os principais investimentos do último ano.

A Audiência Pública oportunizou a população a fazer questionamentos, obter informações sobre a Lei, sugerir quais são as prioridades e o que pode ser realizado entre projetos e políticas públicas nas comunidades deodorenses. Durante o evento, estiveram presentes representantes das comunidades, taxistas, artesãs, pescadores, funcionários públicos, educadores, entre outros.

De início, o prefeito Cacau apresentou algumas aplicações dos recursos públicos no ano de 2017 e falou da importância do contato com a população para investir no município. “Eu não fujo da população. Eu gosto e faço questão de ouvir e saber o que as pessoas estão achando. Um prefeito que ouve os cidadãos erra menos. E eu estou aqui com um único intuito: trabalhar pelo povo e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Na Educação, Cacau abordou as manutenções prediais nas escolas municipais; a implantação do Ponto ID e os investimentos na merenda escolar. Na Saúde, ele falou das reformas dos postos, o aumento no número e tipos de exames para usuários do SUS e da entrega dos medicamentos.

Na pasta da Assistência Social, o prefeito falou da entrega das cestas nutricionais, realizada em parceria com o Governo de Alagoas; do projeto para implantar do programa Renda Melhor, que visa dar auxílio-alimentação a população de baixa renda e a reativação da casa da sopa. No SAAE, o prefeito destacou o projeto de ampliação da rede de abastecimento de água oriundo do Rio Niquim e Broma para as comunidades dos canais.

Outro seguimento também abordado foi o Turismo. Cacau apresentou os trabalhos desenvolvidos para que Marechal Deodoro subisse para a categoria “B” e assim, ganhasse destaque nacional. Além disso, ele falou do Drive da Cocada, a ampliação da Orla Lagunar, a construção da Orla da Massagueira, readequação do Museu de Arte Sacra, a ampliação do acervo da Casa de Marechal Deodoro e a requalificação do Largo da Matriz.

Antes de abrir espaço para ouvir a comunidade, o prefeito ainda apresentou os projetos destaques para 2018-2019. Dentre eles, foi apontado a construção da ponte da Estiva; a reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; a construção do Complexo Nutricional no Recanto da Ilha e do Quarteirão da Saúde; Praça da Juventude e o Centro de Convenções da Praia do Francês.

Durante as discussões, os principais pleitos da comunidade foram relacionadas a pavimentação das ruas, geração de emprego e renda, investimentos na lagoa Manguaba e Mundaú, visando o resgate e manutenção da pesca, além de meios para propagar a renda e bordados.

O presidente da Associação dos Taxistas de Marechal Deodoro, Genivaldo Alves, parabenizou o prefeito pela iniciativa e pediu mais iniciativas que deem fala ao povo. “É uma iniciativa muito boa. O senhor (prefeito) está fazendo muito mais do que pode fazer, e com essas audiências a gente pode conhecer mais do seu trabalho e assim participar mais também”, afirmou.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

A LDO compreende as metas, projeções e prioridades da administração pública, incluindo as despesas e receitas em curto prazo, que serão executadas no próximo ano. Além disso, a LDO também orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em Marechal Deodoro, além de participar da audiência pública, os deodorenses também podem dar sua contribuição à LDO através da internet, onde a população irá responder a um questionário que vai contribuir para o planejamento das demandas municipais.  Para ter suas informações computadas, é necessário responder pelo menos três alternativas que serão tidas como prioridade no bairro ou povoado.

Para participar basta acessar basta acessar o LDO Online, ou entrar no www.marechaldeodoro.al.go.br e clicar no banner da LDO no topo do site. O questionário ficará disponível até terça-feira (15).