07 / 05 / 18

Festival Cultural das Águas: Meio Ambiente realiza coleta de resíduos na Barra Nova e no Francês

A ação teve a participação do IMA e alunos do Projeto Pé na Bola, Cabeça na Escola.

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves e Hiarlley Sabino

Como parte da programação do Festival Cultural das Águas que aconteceu em Marechal Deodoro, os alunos do Projeto “Pé na Bola, Cabeça na Escola”, e as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, realizaram uma ação de recolhimento de lixo, na Praia do Francês e na Barra Nova. O evento aconteceu sábado e domingo.

No último sábado (05) foram recolhidos cerca de 67 sacos de lixos. A coleta contou com a participação do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e 30 voluntários incluindo alunos e comunidade em geral.

Já no domingo, foram coletados 54 sacos de lixo. No total, o evento teve a participação de 116 pessoas. Antes de iniciar a coleta de resíduos, os participantes contaram com um bate-papo sobre a importância da preservação do ambiente local e as consequências do descarte inadequado de lixo.

Além de fazer parte da programação do Festival Cultural das Águas, o principal intuito da ação foi informar aos participantes a importância do meio ambiente para toda a população, mostrando os benefícios de manter a limpeza dos ambientes.

De acordo com a responsável pela ação, Kássia Araújo, o evento teve grande participação dos envolvidos, que destacaram a relevância da coleta de resíduos para a comunidade.

“A ação de coleta de lixo é de suma importância não só para o meio ambiente, mas para ameninar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo, como também para despertar nos participantes a importância da Laguna e do ambiente costeiro, mostrando sua biodiversidade, dinâmica ambiental e a importância de manter estes ambientes limpos e conservados. Pois o lixo dentro da água se confunde com algas e acaba sendo ingerido pelos animais, ocasionando sua morte”, explicou.