Estudantes participam de mutirão de coleta de resíduos na Orla Lagunar

Atividade, realizada junto com equipes da Secretaria de Meio Ambiente e IMA, faz parte da Semana Cultural das Águas em Marechal Deodoro

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Santos

Alunos do 8º ano da Escola Municipal Joviniano Rodas, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente realizaram um mutirão de limpeza na orla e às margens da Lagoa Manguaba. O mutirão faz parte das atividades da Semana Cultural das Águas, em Marechal Deodoro.

Com luvas e sacos plásticos, os alunos saíram pela Orla Lagunar do Centro Histórico acompanhados do coordenador de Educação Ambiental, Fernando Veras. Durante a atividade, além de recolher os resíduos, os alunos tiveram uma aula de campo sobre os impactos causados pelo descarte de lixo nas ruas e lagoas, a exemplo de enchentes, entupimentos de galerias, entre outros. A equipe do IMA também realizou a distribuição de sacolinhas biodegradáveis.

Ao final do mutirão, os alunos assistiram a uma palestra ministrada pelas equipes do IMA, que passou para os estudantes sobre quais os impactos ambientais que o lixo causa no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM) e receberam um kit de educação ambiental.

Ao todo, o mutirão recolheu dezesseis sacos de lixo, cada um com 100 litros, totalizando 1.600 litros de resíduos da Orla Lagunar de Marechal Deodoro.