Prevenir: Programa Municipal de Prevenção às Chuvas é Lançado em Marechal Deodoro

As ações já devem ser iniciadas neste final de semana e contam com a participação ativa do SAAE, Secretaria de Infraestrutura e Saúde e SUSP

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro lançou, nesta sexta-feira (13), o “Prevenir- Comitê de Prevenção às Enchentes”, que visa realizar ações de prevenção aos transtornos causados pelas chuvas em diversas comunidades e ruas do município.

O Comitê formado para atuar no programa é formado pela Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo, Superintendência de Serviços Públicos, Defesa Civil Municipal, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Coordenadoria dos Transportes e Câmara Municipal.

As ações já se iniciam neste final de semana, com equipes em áreas distintas do município. Além disso, o programa terá três equipes, sendo coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura, Superintendência de Serviços Públicos e SAAE.

Serão realizados serviços de limpeza dos rios e abertura de margens para facilitar o fluxo da água; serviços de melhoramento e aterramento de todas as ruas que tiveram problemas no ano passado, colando material que evite formação de poças de lama; limpeza das galerias pluviais, principalmente no Francês. O SAAE vai realizar a limpeza das galerias, e manutenção no saneamento básico.

A Secretaria Municipal de Saúde vai agir com vacinação da população ribeirinha e distribuição de hipoclorito de sódio. As equipes dos PSFs já estão atualizando todo o calendário de vacinas. As principais vacinas a serem tomadas como forma de prevenção é a Hepatite A e a Antitetânica.

De acordo com o prefeito Cláudio Filho Cacau, este programa irá minimizar os transtornos sofridos pela população de Marechal Deodoro.

“É um programa de grande importância para a nossa gestão e para a população deodorense. Não foi fácil ano passado, nós tivemos em média cinco mil pessoas desabrigadas. E foi pensando nisso, que decidimos dar esse passo, para prevenir que venha acontecer o que houve no ano passado”, disse.

Já o coordenador do Prevenir, Luciano Vasconcelos, lembrou que o programa vem sendo pensado há três meses, e agora poderá ser executado.

“Nesse primeiro momento, quero parabenizar o prefeito Cacau pela iniciativa. E essa é uma atitude muito positiva para o nosso município, e que vai garantir que a população não sofra como no ano passado. Nós já estamos conversando sobre esse programa há praticamente três meses e agora vamos dar início ao trabalho. Essa ação é muito importante para os deodorenses que estão nas áreas de risco”, disse.

Monitoramento Via SMS

Dentro do Prevenir, a Prefeitura de Marechal Deodoro, também estará disponibilizando uma plataforma via SMS para monitorar as aéreas no período das chuvas.

Será divulgado um número em que o morador vai cadastrar o telefone. No momento das chuvas, caso tenha algum problema, ele vai digitar a palavra “enchente” e enviar para a Central de Monitoramento, que irá responder o SMS na tentativa de solucionar o problema encontrado, dando dicas do que fazer, ou tendo outras medidas, se o caso for grave.