Prefeitura de Marechal inicia Campanha de Hanseníase, Verminose e Tracoma nas escolas municipais

A ação visa atender alunos de 5 a 14 anos que estão matriculados no ensino fundamental, de todas as escolas municipais. Técnicos da Sesau participaram do lançamento

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE), junto com a Secretaria de Saúde do Estado lançou na manhã desta terça-feira (03), a 5 Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose e Tracoma. A campanha deverá atender todas as escolas do município.

A ação tem como objetivo atender alunos de 5 a 14 anos que estão matriculados no ensino fundamental. As equipes do PSE farão reuniões com os pais para esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensiná-los a se proteger dessas doenças. Além disso, os pais que não comparecerem às reuniões, os alunos deverão levar para casa o termo de consentimento, para ser assinado pelos pais ou responsável.

Durante a campanha será realizada uma busca ativa de novos casos de hanseníase. Além disso, os alunos que trouxerem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinados pelos pais serão devidamente medicados com albendazol, para tratamento das verminosas.

Caso as equipes encontrem algum aluno com os sintomas tanto da Hanseníase como de tracoma, elas serão encaminhadas para as Unidades de Saúde da área das escolas para iniciar o tratamento. A campanha vai de 02 a 13 de abril.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Saúde, Isabelle Araújo, quando as ações são feitas nas escolas, os resultados são maiores.

“Quando nós realizamos essas campanhas nas escolas observamos que temos maiores resultados, diferente de quando as pessoas vão até as UBS.  Dessa forma, nós temos um retorno maior e conseguimos bater nossas metas”, disse.

Já a coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Educação, Lidiane de Andrade, falou sobre a importância dos pais estarem presentes nas reuniões e como os estudantes serão prevenidos sobre as doenças.

“Nós iremos atender a todas as escolas do município e em média 6500 alunos serão atendidos. É bastante importante que os pais se façam presentes nas nossas reuniões, porque dessa forma eles podem entender de fato como funciona essa campanha que é de extrema importância para os estudantes. Fazendo um trabalho preventivo conseguimos tratar de fato essas doenças de início. Quando os pais não vêm para as reuniões, nós mandamos o termo de consentimento pelos alunos para que sejam assinados”, explicou.

O lançamento da campanha contou com a presença da Equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. A Gerente da Vigilância, Daniele Castanho, falou da importância dessa prevenção nas escolas.

“Os alunos só podem participar do processo preventivo com o termo de esclarecimento assinado, para que assim possamos fazer a avaliação e prevenção dos alunos. Então tudo o que foi tratado hoje, eles devem levar para casa, para que os pais possam entender a importância dessa campanha, e trazer o termo assinado para começar a participar da ação”, disse.