Prefeitura de Marechal Deodoro doa materiais não utilizados para Cooperativa de Catadores

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

Em mais uma parceira junto a Prefeitura de Marechal Deodoro, a Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR) recebeu, na tarde desta segunda-feira (23), diversos materiais recicláveis que não há mais serventia para o município. A iniciativa prevê a geração de mais renda aos cooperados e evita o gasto de dinheiro público com o transporte e recolhimento do material.

Pastas, ferragens, móveis deteriorados, estruturas de alumínios, poltronas e carteiras escolares quebradas, foram alguns dos materiais em que a Prefeitura de Marechal Deodoro doou à COOPMAR. Com o recolhimento do material, os catadores poderão reaproveitar parte das estruturas, vender outras e investir na Cooperativa.

A COOPMAR vem recebendo o apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA), desde a sua formalização até os trabalhos de consultoria e desenvolvimento da economia da instituição.

De acordo com a assessora da Educação Ambiental da SEMMA, Aline Lima, o recolhimento de materiais recicláveis gera mais rendas para os cooperados. Além disso, a Prefeitura evita os gastos com o descarte desse material, economizando o dinheiro público.

Hoje, a Cooperativa conta com um caminhão disponíveis para recolhimento de materiais recicláveis em estabelecimentos e condomínios cadastrados. Além disso, também formaram uma equipe de eventos, para recolher materiais durante shows no município e na capital Maceió. A Coopmar também recebeu a doação de seis carroças de coleta, da COPEL.

Os estabelecimentos, condomínios ou empresas que são grandes geradores de materiais recicláveis e tiverem interesse em receber a visita dos cooperados, devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Caravelas, Praia do Francês, para fazer o cadastro. Após a inscrição, uma equipe vai até o estabelecimento para capacitar e treinar os interessados para receber a coletiva seletiva.