Parceria: Prefeitura e IFAL realizam Seminário Técnico para conhecer e discutir projetos

Além de conhecer os projetos desenvolvidos pelo Campus Marechal Deodoro, secretários municipais apresentaram as demandas necessárias para a realização de projetos em parceria

Texto: Izabelle Targino / Fotos: Wellington Alves

A parceria entre a Prefeitura de Marechal Deodoro e o Instituto Federal de Alagoas deu mais um passo. Secretários, técnicos das secretarias municipais, professores e alunos do IFAL participaram do 1º Seminário de Integração Técnica, realizado no auditório do Campus Marechal Deodoro.

Durante o seminário, alunos de diversos cursos apresentaram todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo realizados e que devem ser iniciados pelos alunos e professores do Campus junto à comunidade de Marechal Deodoro.

Secretários municipais e técnicos de diversas secretarias do município conheceram projetos sobre literatura, resgate dos folguedos e patrimônio, curso em libras, mobilidade urbana, além dos cursos ofertados para alunos do EJA.

Após conhecer os projetos, houve uma reunião técnica entre professores, secretários e técnicos onde foi discutido sobre os projetos apresentados e os secretários de Marechal Deodoro apresentaram as demandas de cada secretaria e as ideias que podem ser desenvolvidas de forma conjunta com o IFAL.

Seguido da apresentação de todos os projetos, programa e ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura de Marechal Deodoro, o secretário da pasta, Mateus Gonzalez, destacou a importância de estreitar os laços com o IFAL e promover ações em benefício dos alunos e da população de Marechal Deodoro.

“Vejo essa reunião como um caminho longo e de parceria entre o município e o IFAL. O Instituto tem muitos projetos que são realizados junto com a comunidade e escolas, e a Prefeitura tem um grande interesse tanto em contribuir com a aprendizagem dos alunos, que vão poder praticar o que aprendem em sala de aula, como também desenvolver projetos em prol de Marechal Deodoro, usando a estrutura e o conhecimento dos professores do Campus. Será uma grande parceria”, disse o secretário.

Para a professora Socorro Santos, chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão do IFAL campus Marechal Deodoro, a realização do primeiro Seminário de Integração marca o início de uma grande parceria entre o IFAL e Prefeitura. A partir de agora será dado continuidade, sistematizar o que foi discutido e realizar reuniões mais específicas.

“O objetivo do seminário foi alcançado, que foi fazer um diagnóstico das principais demandas da Prefeitura em todos os setores. A partir de agora, vamos sistematizar as principais ideias por área e por secretaria e fazer um encontro específico em cada secretaria para alinhar os projetos e encaminhamentos. Estamos muito animados com esta parceria”, disse a professora.