Melhor em Casa: Secretaria de Saúde realiza I Encontro de Cuidadores de Pacientes

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), realizou o primeiro Encontro de Cuidadores dos Pacientes assistidos pelo Programa Melhor em Casa, que cuidam de pessoas que apresentam dificuldades de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (23), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – campus Marechal Deodoro.

O evento teve o tema ‘Cuidando Cuidador’, em que os participantes puderam abordar tópicos como a Saúde Mental e problemas como Ansiedade e Depressão. Além disso, o encontro foi dividido em quatro momentos, iniciando pela palestra sobre a Saúde Mental, seguindo com a aplicação de uma dinâmica, ginástica laboral e por fim outra palestra sobre Ansiedade e Depressão.

De acordo com Keciany Barros, coordenadora do projeto, o encontro foi muito produtivo. Ela ainda ressalta a importância do cuidador e sua atenção na Saúde do município. “Conseguimos realizar um evento bem produtivo, pois o cuidador é parte importante do cenário da Saúde municipal, é ele quem viabiliza as ações pretendidas para o cuidado com o paciente. E para realizar essas ações ele precisa estar bem e foi pensando nisso que elaborei esse projeto”, afirmou.

O projeto Encontro com os Cuidadores será realizado a cada dois meses com temáticas diferentes voltadas ao trabalho desse tipo de profissional. Durante o evento, os participantes ainda puderam verificar a pressão arterial e participar de sorteio de brindes.