Educação Conectada: Quinze escolas de Marechal Deodoro foram contempladas com Programa Federal

Texto: Sthefane Ferreira

O Educação Conectada é um Programa do Governo Federal que vai levar internet, seja por cabeamento ou via satélite, para escolas municipais. Além da conectividade, segundo o Ministério da Educação, o programa prevê oferta de conteúdos educacionais digitais, formação de professores em novas tecnologias e suporte técnico para as escolas; apoio técnico e financeiro às escolas para a contratação de serviço de acesso à internet; Implantação de infraestrutura para a distribuição de sinal de internet nas escolas; entre outros.

Na primeira etapa, foram contempladas quinze escolas localizadas nas áreas rurais do município. De acordo com o coordenador de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, as escolas contempladas passaram por um diagnóstico que foi enviado para o Ministério da Educação (MEC), para que assim pudesse obter o programa. O acesso dos alunos será feito por meio dos computadores das escolas, e além disso, os professores poderão ter acesso rápido a exercícios. Na segunda etapa, as escolas que não são consideradas de difícil acesso serão beneficiadas com a plataforma.

Ao todo, 15 escolas do município foram contempladas. Na primeira etapa, o programa será realizado em setes escolas localizadas em áreas rurais. São elas: Escola Municipal José Bispo da Silva, Escola Municipal Adelina de Carvalho Melo, Escola Municipal Dr. Silverio Jorge, Escola Municipal João Batista Vasconcelos, Escola Municipal Joaquim Gama Filho, Escola Municipal Professora Lucas e Escola Municipal Professor Hamilton Gouveia Lemos.