Durante o final de semana, ações do programa Prevenir chegam no Barro Vermelho, Manguinho e Imperial

As principais ações foram realizadas nos rios, com retiradas de capins e alargamento das margens, um trabalho de 300 metros de limpezas, em parte da lagoa e nos rios.

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

As ações do programa Prevenir, da Prefeitura de Marechal Deodoro, que visa prevenção aos transtornos causados pelas chuvas, não param. Durante todo o último final de semana, as equipes envolvidas no projeto estiveram nas ruas da cidade, realizando uma série de atividades, como patrolamento e manutenção das ruas, além de limpeza e aberturas de rios.

No final de semana, as principais ações foram realizadas nos rios, com retiradas de capins e alargamento das margens, um trabalho de 300 metros de limpezas, em parte da lagoa e nos rios. No Rio Piocó, em um trecho próximo ao Barro Vermelho, mais de doze homens trabalharam para realizar a limpeza, além disso, as equipes também fizeram o uso de máquinas para fazer a abertura do rio, fazendo com que a o excesso de água proveniente das chuvas escorram.

No Loteamento El Dourado, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seminfra) realizaram a manutenção das ruas, fechando buracos e fazendo terraplanagem, como forma de melhorar o acesso dos moradores para o loteamento. Já na Barra Nova, as equipes concluíram a terraplanagem da Rua Carlos Duarte. Ainda, foi feita a manutenção da ladeira que dá acesso a comunidade da Terra da Esperança, melhorando dessa forma, o acesso de ônibus ao local.

Já na manhã desta segunda-feira (23), as equipes do SAAE deram continuidade as ações de limpeza das galerias, na comunidade do Francês. No povoado Manguinho, as equipes da Seminfra estão executando a manutenção de toda a estrada da comunidade. Além disso, no povoado Malhadas, o Prevenir chegou com trabalhos de terraplanagem e melhoria do acesso.

As ações ainda continuam no Rio da Estiva, um dos rios mais importantes do município, que tem acesso próximo a quadra do Barro Vermelho, no local está sendo feita a limpeza e desobstrução do rio.

De acordo com o coordenador do Programa Prevenir, Luciano Vasconcelos, essas atividades são contínuas e de prevenção para possíveis transtornos no período de chuvas. “Trabalhamos bastante nesse final de semana, e estamos continuando algumas ações que iniciamos na semana passada. Esse trabalho de prevenção é contínuo, e ainda temos muitas ações a serem feitas”, disse.