Visando desenvolver agricultura local, Prefeitura assina Termo de Cooperação Técnica com EMATER

O objetivo da parceria é prestar assessoria técnica e desenvolver a economia dos agricultores deodorenses.

Texto e Fotos: Antônio Carlos Souto

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, assinou nesta sexta-feira (16), o termo de cooperação técnica junto ao instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), com o objetivo de prestar assessoria técnica e desenvolver a economia dos agricultores deodorenses.

A parceria entre as instituições prevê a capacitação para habilitar o município para a emissão das DAP’s – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é o documento de identificação da agricultura familiar.

Esse documento pode ser adquirido pela pessoa física, pelos agricultor e agricultora familiar, assim como por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.

Com o DAPS, os agricultores podem ter acesso as outras políticas públicas, a exemplo da venda de alimento para merendas escolares. Para isso, a iniciativa conta com a integração da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura.

Após a assinatura do termo de cooperação técnica, representantes da Prefeitura e o presidente da EMATER, José Elizeu Rego, visitaram a Fazenda da Esperança, local em que o município já desenvolve um trabalho voltado a agricultura.

Sendo um dos mais envolvidos no projeto, o secretário municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, afirmou que a parceria vai trazer grandes benefícios para o setor da agricultura no município de Marechal Deodoro.

“O objetivo de hoje foi formalizar o termo de cooperação técnica, com a EMATER. Viemos aqui na Fazenda da Esperança para conhecer a horta medicinal, essa área aqui onde a prefeitura já faz um trabalho em parceria. Mas o objetivo é prestar assistência técnica ao pequeno agricultor. Seria abrir uma janela para que esse pequeno agricultor tenha acesso as políticas públicas” afirmou.