Semana Santa: Fé e tradição marcam celebrações em Marechal Deodoro; Confira a programação

Dividida em três paróquias, a programação religiosa movimenta fiéis em uma série de eventos religioso. Além disso, se torna destino para que busca turismo religioso

Texto: Antônio Carlos Souto

Missas, ofícios, procissões e muita fé. O município de Marechal Deodoro é rico em cultura e manifestações históricas e religiosas, uma delas é a tradicional Semana Santa. Dividida em quatro paróquias, a programação religiosa movimenta fiéis em uma série de eventos religiosos. Além disso, se torna destino para quem busca o turismo religioso.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada no Centro Histórico, os eventos da Semana Santa seguem uma linha cultural-religiosa, entre missas, leituras de ofícios, procissões e encenações, como o ato da paixão: mulheres vestidas com roupas de época encenam a Paixão de Cristo e emocionam os fiéis com o Cântico de Verônica, sempre interpretado por alguma cantora deodorense antes e durante a procissão do Senhor Morto, celebrada na sexta-feira, a partir das 15h.

A programação também é marcada pela procissão do Encontro, que sai às 05h da manhã da Sexta-feira Santa, em que os homens acompanham a imagem de roca do Senhor dos Passos, saindo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, e as mulheres carregam a imagem de Nossa Senhora das Dores, com ponto de partida na Igreja de São José, até o momento do grande encontro, em frente ao Convento de São Francisco.

As comunidades dos canais também seguem com uma programação durante a Semana Santa. Além das missas solenes, os fiéis da Paróquia de São Pedro Pescador, localizada no Francês, também podem contar com a procissão do Encontro, sendo esta celebrada na quarta-feira (28), às 19h.

A paróquia de Santa Maria Madalena, também localizada no Centro Histórico, conta com uma programação mais leve. Tendo iniciado as celebrações da Semana Santa no último domingo (27), com a missa e a procissão de Ramos, o marco de sua programação está na quinta-feira (29), durante a missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, em que homens da comunidade encenarão o momento bíblico.

Já a Paróquia de São Miguel Arcanjo, localizada na Imperial, a programação conta com missas e encenação da Paixão de Cristo. Na quinta-feira Santa Missa, haverá a celebração na Ceia do Senhor com o Rito do Lava-Pés, às 19h30. Já na Sexta-feira Santa, a Paróquia realiza a Celebração da Paixão do Senhor e em seguida, a encenação da Paixão de Cristo. No sábado os fiéis participam da Missa na Vigília Pascal, às 22h. No domingo, a programação se encerra com a Missa Solene de Páscoa, às 17h.

Confira a programação completa das quatro paróquias

1-Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Centro

Segunda-feira (26/03)

– Às 19h – Translado da Imagem de Nossa Senhora das Dores até a igreja São José

Terça-feira (27/03)

– Às 19h – Translado da imagem do Senhor dos Passos até a igreja de Nossa Senhora do Rosário. Logo após, celebração eucarística.

Quarta-feira (28/03)

– Às 16h – Missa dos enfermos.

– Às 19h –  Ofício de Trevas

Quinta-feira (29/03)

– Às 19h – Missa da Santa Ceia e Lava-pés. Logo após, translado do Santíssimo Sacramento para a Igreja do Rosário e adoração até 00h.

Sexta-feira (30/06)

– Às 5h da manhã Procissão do Encontro. Homens saindo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e mulheres saindo da Igreja São José.

– Às 15h – Ato da Paixão do Senhor, em seguida procissão do Senhor Morto.

– Às 20h – Missa de Vigília Pascoal

– 19h30 – Missa de Páscoa

2-Paróquia de São Pedro Pescador – Praia do Francês

Segunda-feira (26/03)

– Às 19h – Celebração da Unção do Senhor

– Às 19h – Celebração Penitencial

Quarta-feira (28/03)

– Às 19h – Encontro de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos. Logo após, Ofício de Trevas.

– 9h – Missa da Unidade na Catedral de Maceió

– 20h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, seguida por adoração ao Santíssimo Sacramento até 00h.

– 7h – Oração da Manhã – Laudes e Leituras

– 15h – Celebração da Paixão do Senhor.

– 19h30 – Encenação da Via-Sacra na Orla Marítima.

– 7h – Oração da Manhã – Laudes e Leituras

– 20h – Vigília Pascoal

– 07h30 e 19h – Missa de Páscoa

3-Paróquia de Santa Maria Madalena – Convento de São Francisco – Centro

Terça-feira (27/03)

– Às 18h – Santa Missa com bênçãos dos pães de Santo Antônio.

– Às 19h – Ofício de Trevas

Quinta-feira (29/03)

– 17h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, logo após Adoração ao Santíssimo Sacramento.

10 – Ofício de Leituras

15h – Celebração da Paixão do Senhor.

10h – Ofício de Leituras

18h – Missa da Vigília Pascoal (Vestes brancas e levar vela)

10h – Missa Solene de Páscoa

4-Paróquia de São Miguel Arcanjo – Imperial

Terça-Feira (27/03)

19h30 – Santa Missa – Residencial Denison Amorim (Salão de Festas Comunitário).

Quinta-feira (29/03)

19h30 – Missa na Ceia do Senhor com o Rito do Lava Pés – Igreja Matriz São Miguel Arcanjo

Em seguida, Transladação do Ss. Sacramento e adoração até a meia noite.

Sexta-Feira (30/03)

Dia de Jejum e Abstinência de carne

18h – Celebração da Paixão do Senhor – Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. Logo após, encenação da Paixão do Senhor.

22h – Missa na Vigília Pascal – Igreja Matriz São Miguel Arcanjo

Domingo (31/03)