Prefeitura reúne artesãs da Massagueira para tratar da formação da Associação

O objetivo do município é criar uma associação para que as artesãs da Massagueira possam atuar no Drive da Cocada

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

Filé, crochê, chapéu de palha, objetos de madeira e reciclagem. Esses são alguns exemplos do artesanato produzido pelas moradoras do Povoado Massagueira. Tendo isso em vista e com o intuito de dar melhor geração de renda para as artesãs, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizaram na noite dessa quinta-feira (22), uma reunião com as artesãs e a atual Coordenadora da Associação, Lindinalva Camargo, para estabelecer como serão as divisões em grupo e quando serão iniciados os cursos.

A Prefeitura irá ofertar cursos para que as artesãs fiquem aptas para trabalhar em grupo. Dessa forma, serão dados cursos de base conceitual de artesanato e cooperativismo, para que quando o Drive da Cocada for inaugurado, as mulheres da associação já estejam engajadas no mercado das vendas.

O Drive da cocada vai contar com 10 boxes para artesanato que serão divididos por grupos dentro da associação. Os grupos serão divididos pelo artesanato que cada artesão realiza.

De acordo com o superintendente da secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, Diego Gaia, o objetivo de criar uma associação é trazer renda para as artesãs da Massagueira, que antes já existia um complexo de artesanato no local, mas não funcionou devidamente.

“Estamos iniciando um novo ciclo de desenvolvimento para as artesãs daqui da Massagueira. Nosso objetivo é fazer vocês se desenvolverem, e dessa forma dar novas condições para a família. Além disso, estamos trabalhando muito o trabalho em grupo, a paciência, parceria e diálogo. No próximo dia 04 já iniciaremos com os cursos que serão a cada quinze dias, às quartas-feiras, a partir das 19h. Dessa forma, conseguimos ter mais conjuntos de atrativos para o nosso município”, explicou.

Ainda na reunião, foi decidido para que no próximo encontro, as artesãs levem sugestões de nomes para a associação, que será feita uma votação para a escolha.

De acordo com a coordenadora da Associação, Lindinalva Camargo, foi decidido criar essa associação mediante a um pedido do Prefeito Cláudio Filho Cacau, que na assinatura da ordem de serviço do Drive da Cocada começou a receber muitos pedidos das artesãs.

“O prefeito Cacau entrou em contato comigo e pediu para que eu realizasse os cadastros das interessadas para que assim pudéssemos criar uma associação. Após isso, foi decidido que faríamos cursos com elas para que pudessem entender o artesanato e ficarem inseridas no mercado de vendas. Daremos cursos de base conceitual de artesanato e cooperativismo. Nós já contamos com cerca de 20 artesãs e esperamos que esse número cresça ainda mais”, disse.

Para a moradora e artesã da Massagueira, Lucinete Silva, que produz crochê, essa associação vai garantir mais uma renda para ela e sua família, além de novos conhecimentos.

“Estou muito satisfeita de estar participando dessa associação, porque nós nunca tivemos isso e agora iremos ficar capacitadas para entender o mercado e garantir nossa renda”, afirmou.