Prefeitura e Sesau realizam ações do dia D de combate à tuberculose na Massagueira

As ações foram realizadas na Unidade de Saúde da Massagueira. Além de palestras, foram realizados testes rápidos e aferição de pressão arterial e coleta para o exame do escarro

Texto: Antônio Carlos Souto/Fotos: Ascom Sesau

O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose é celebrado neste sábado (24) e, para marcar a data, a Prefeitura de Marechal Deodoro e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram diversas ações na manhã desta sexta-feira (23). As atividades foram realizadas na Unidade Básica de Saúde da Massagueira.

A cada ano, a Sesau seleciona duas Unidades de Saúde no Estado para a realização de ações de combate à Tuberculose. Neste ano, o município de Marechal Deodoro foi um dos selecionados. Durante toda a manhã, diversas atividades foram realizadas.

Na sala de espera da Unidade, o médico da UBS da comunidade e a Coordenadora do Programa de Tuberculose no Estado e Diretora de Atenção à Saúde em Marechal Deodoro, Tânia Queiroz, ministraram palestras sobre sintomas e diagnóstico da Tuberculose. De acordo com Tânia Queiroz, o conjunto de ações visam diagnosticar os casos e combater a doença no município.

“O objetivo é detectar os pacientes com sintomas e tratar a doença, quebrando a cadeia de transmissão da doença no município. A gente espera que com isso aumente o percentual de cura de tuberculose e diminua o número de abandono de tratamento aqui em Marechal Deodoro”, afirmou.

O evento contou com o apoio da Cruz Vermelha, que realizou dinâmicas com os participantes e uma peça teatral abordando os sintomas e cuidados em relação a tuberculose. Os participantes também puderam aferição de pressão arterial, testa rápido para Sífilis, HIV e Hepatites, além de Glicemia Capilar.

Durante toda a semana, os agentes de saúde da comunidade fizeram uma busca ativa com pacientes com sintomas da doença para participar do evento. Na ação, os 16 pacientes passaram por a coleta do exame de escarro, para realizar o teste rápido molecular que deve confirmar a existência da bactéria causadora da tuberculose. O resultado sai no início da próxima semana.