Prefeitura de Marechal Deodoro, Secretaria de Segurança Púbica e Polícia Militar inauguram Base de Polícia Comunitária

Prédio foi construído no Conjunto Denison Amorim, no Povoado Pedras, o policiamento comunitário vai atender também as comunidades das Pedras, Cabreira, Malhadas, Eldorado, Veleiro do Francês e Imperial

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

A partir desta sexta-feira (23), o município de Marechal Deodoro ganha mais um aliado para aumentar a segurança dos deodorenses. A Prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar inauguraram a Base Comunitária da Polícia Militar, localizada no Conjunto Denison Amorim, em Marechal Deodoro.

O prédio foi construído pela Prefeitura e, em parceria com os órgãos de segurança do Estado, iniciaram um trabalho pioneiro. Em Marechal Deodoro, o projeto de policiamento comunitário será realizado de forma conjunta entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

Além do Conjunto Denison Amorim e do Povoado Pedras, o trabalho da guarnição será realizado também nas comunidades Cabreiras, Malhadas, Eldorado, Veleiro do Francês e Imperial. Para atuar nestas comunidades, a equipe recebeu do governo do Estado uma nova viatura, além dos veículos da Guarda Municipal, cedidos pelo município.

Durante a solenidade, o prefeito Cláudio Filho Cacau agradeceu a parceria com os órgãos de segurança pública e destacou a importância da entrega desta Base para os deodorenses.

“A Prefeitura estava devendo este investimento em segurança pública. Agradeço a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar por esta grande parceria. A inauguração desta base e a atuação da Polícia Comunitária marca uma nova fase para estas comunidades e para a Guarda Municipal, que vai participar ativamente deste processo”, disse o prefeito.

O Coordenador Estadual de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública, Major Iran Rego, destacou a importância da participação da comunidade.

“É uma parceria inédita no Estado, mas essa estrutura e o trabalho da equipe não é nada sem a participação da comunidade. Os moradores têm que participar, podem conhecer a base, conhecer os policiais e guardas envolvidos. Sem essa parceria o trabalho não terá o mesmo sucesso. A Polícia Comunitária é uma polícia de aproximação, então a comunidade é fundamental neste processo”, disse o major.

A equipe que vai atuar em Marechal Deodoro é formada por dois militares da 5ª Cia Independente e dois guardas municipais. Além disso, eles terão apoio do Batalhão de Polícia Escolar, o BPesc, que vai auxiliar com trocas de experiências. Todos eles passaram por um curso de formação para atuar na Polícia Comunitária.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Denison Amorim, Guimarães, a Base é uma grande conquista para comunidade.

“Nós estamos lutando por isso há muito tempo. Fizemos um abaixo assinado e entregamos na Secretaria de Segurança e o prefeito Cacau, logo que assumiu, abraçou a causa e construiu a base. É mais segurança não só para o Denison, mas pra toda região no entorno”, comemorou o presidente.

O evento foi prestigiado pelo coronel Silva, subcomandante do CPC, no ato representando o comandante geral da PM; pelo secretário Executivo de Segurança, delegado Acácio Júnior; o comandante da 5ª Cia Independente, Major Elieser, secretários municipais, vereadores, policiais militares, a Guarda Municipal e moradores.