IPHAN inicia reforma da Casa de Câmara e Cadeia em Marechal Deodoro

A reforma conta com a implantação de um novo sistema elétrico e está prevista para ser entregue no prazo de três meses. Em parte do prédio irá funcionar a Secretaria de Cultura.

Texto: Antônio Carlos Souto/ Fotos: Wellington Alves

img_2976O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) iniciou as obras de reforma do prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Marechal Deodoro, localizada no largo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Centro Histórico de Marechal Deodoro.

Orçada em R$ 400 mil reais, o projeto de reforma conta com a manutenção da parte estrutural e elétrica do prédio. A obra está prevista para ser entregue em três meses.

“A parte elétrica será toda refeita. Foram constatados vários problemas também na parte da coberta, que também será refeita, além de outros reparos que trará um espaço mais agradável e seguro para ser utilizado”, afirmou Fernanda Gueiros, superintendente municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, que acompanha as obras.

Após a reforma, a ideia é utilizar o prédio, que é dividido em dois andares, para o atendimento e execução de serviços públicos. A parte superior ficará de responsabilidade do IPHAN, já o térreo será sede da Secretaria Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico.