Prefeitura implanta ferramenta digital e agiliza processos de compra no município

Além de ter um conceito de sustentabilidade pela economia de papel, a ferramenta otimiza o tempo dos setores envolvidos na compra e administra trâmites e resultado final

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

img_2401A tecnologia vem ocupando cada vez mais espaço no modelo de gestão pública. Em Marechal Deodoro não seria diferente. Já implantado na Secretaria de Saúde, o sistema de Gestão de Processo Administrativo (GESPAD) permite gerenciar e desenvolver processos de compra do município por meio de uma plataforma informatizada. Em breve, o programa deve ser implantado em toda rede do executivo municipal.

Desenvolvido pelo Grupo Êxito de Consultoria e Tecnologia em Gestão Pública, o GESPAD está trazendo grandes benefícios para o município. Além de ter um conceito de sustentabilidade pela economia de papel, ele agiliza o tempo dos setores envolvidos na compra, possibilita o monitoramento do trâmite até o resultado final.

Por ser digital, o sistema dá mais transparência e segurança ao viés público, uma vez que todo seu passo-a-passo, desde a abertura até a emissão da ordem de compra, está disponível em uma plataforma eletrônica gerenciada pelos servidores das pastas envolvidas no processo. Com ele, o servidor também consegue saber o valor da dívida que se tem no município e o “status” da compra, além de controlar a parte das dispensas, para que se não extrapole do valor limite permitido.

Elaine Lisboa, responsável pelo GESPAD no município, exemplificou a agilidade da ferramenta os benefícios em que a transparência traz a gestão.

“Caso haja alguma dúvida pelo Tribunal de Contas, todo passo-a-passo do processo está disponível no sistema. Desde a hora em que ele nasceu, até a hora em que foi liquidado. Em relação ao tempo do trâmite, normalmente dura em torno de 35 a 40 dias para os itens licitados. Já com o GESPAD, o sistema terá um tempo máximo de duração de até 8 dias, podendo cumprir todas as fases que a legislação prevê, em 72 horas”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Aérton Lessa, a ferramenta contribuiu para otimizar o tempo das compras e ter uma agilidade nas respostas a população sobre as despesas do município. Ele ainda diz que a Saúde iniciou fevereiro com todas as suas despesas de aquisições totalmente automatizadas.

“O prefeito Cacau priorizou a implantação dessa ferramenta pela necessidade de transferência e agilidade que precisam andar juntos no segmento público. Além disso, temos um sistema transparente. Agora vamos poder, de forma mais fácil, acompanhar a despesa pública, a sua finalidade, e sobretudo, dar uma resposta mais rápida as necessidades dos cidadãos por meio das ações das secretarias”, garantiu.

No total, estão sendo planejados mais de 100 licitações por meio dessa ferramenta. As próximas repartições a receber a ferramenta serão a Secretaria de Educação e a Secretaria Gestão, dos Recursos Humanos e do Patrimônio.