Carnaval 2018: Prefeitura entrega patrocínio aos blocos carnavalesco de Marechal Deodoro

O evento também instruiu representantes e organizadores de bailes e blocos carnavalescos sobre horários, limite sonoro dos carros de som, deveres ao meio ambientes e penalidades caso haja o descumprimento do TAC

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

O Carnaval 2018 está chegando e em Marechal Deodoro a festa é marcada pelo frevo e a alegria dos blocos carnavalescos. Dessa forma, como apoio e incentivo cultural, o prefeito do município, Cláudio Filho Cacau, entregou na tarde dessa quarta-feira (07), o aporte aos organizadores de eventos e blocos carnavalescos que desfilarão pelas ruas da cidade selecionados por meio de edital.

Iniciando com a leitura do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, firmado pelo Ministério Público Estadual (MPE) junto à Prefeitura de Marechal Deodoro e os representantes dos blocos, o evento também instruiu representantes e organizadores de bailes e blocos carnavalescos sobre horários, limite sonoro dos carros de som, deveres ao meio ambientes e penalidades caso haja o descumprimento do TAC.

No total, foram quase 100 blocos cadastrados para receber o apoio, seja por meio de um aporte financeiro ou uma orquestra de frevo. Os blocos que optaram pelo subsídio foram divididos em cinco categorias: de “A” a “E”, cada qual com um valor de acordo com a quantidade de foliões.

Dez blocos se cadastraram na categoria “A”, com até 100 componentes, e receberam a quantia de R$ 400. Na categoria “B”, acima de 200 foliões, 20 blocos receberam o valor de R$ 700. Já os 10 blocos do grupo “C”, acima de 500 componentes, foram apoiados com R$ 900 reais. Quem recebeu 1 mil reais se encaixava na categoria “D”, tendo que ter uma média de mais de 600 brincantes. Por fim, a categoria “E”, que subsidiou quatro blocos com o valor de 2 mil reais, por ter mais de 1 mil componentes.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, reafirmou o compromisso da sua gestão com a cultura do povo deodorenses. Ele ainda ressaltou a valorização do músico deodorense por meio das contratações das orquestras de frevo do município, garantindo o pagamento dos músicos 15 dias após o carnaval.

“Estamos aqui reunidos hoje para dar esse apoio aos blocos como forma de incentivar a cultura da nossa cidade, garantir um carnaval de muita alegria para o povo deodorense. É importante dar esse apoio, assim como valorizar nossos músicos. A Prefeitura contratou as orquestras deodorenses para tocar nos blocos. É assim que a gente segue valorizando o que é nosso. Desde o nosso primeiro ano de gestão, os músicos receberão o cachê com 15 dias após o carnaval”, afirmou.

Animado com a chegada do carnaval, o organizador do Bloco dos Garçons, popularmente chamado de Marajá, falou da importância do apoio aos blocos como forma de incentivo à cultura carnavalesca.

“É um incentivo cultural. É o que a agente precisa, do apoio do poder público municipal. E com o poder público do nosso lado, conseguimos fazer um carnaval mais forte e com mais visibilidade”, disse.