Semed e Secretaria de Estado da Educação discutem parcerias e regime de colaboração

Durante reunião, que aconteceu nessa segunda-feira (22), foram discutidas a cogestão da Escola Estadual Deodoro da Fonseca e formas de atender os alunos da rede Estadual que residem na região dos Canais

Texto: Izabelle Targino

whatsapp-image-2018-01-22-at-12-15-19A equipe da Secretaria de Educação de Marechal Deodoro se reuniu com a secretária adjunta de Educação do Estado, Laura Souza, com a equipe da 1ª Gerência Regional de Educação e as diretorias das Escolas Estaduais Rosa da Fonseca e Deodoro da Fonseca, para discutir sobre o regime de colaboração e gestão compartilhada das escolas estaduais no município e outros projetos para Marechal Deodoro. A reunião aconteceu na manhã dessa segunda-feira (22), na Secretaria de Estado da Educação.

Durante a reunião, o secretário de Educação de Marechal Deodoro, Marcelo Beltrão, conversou com os presentes sobre a cogestão do prédio da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, usado também pelo município. Além disso, também foi discutido o regime de colaboração nas atividades realizadas por Estado e município.

“Nós discutimos a gestão compartilhada da Escola Deodoro, onde temos alunos da rede municipal e as melhorias no regime de colaboração em todas as atividades que são comuns, visando a melhoria da qualidade de ensino, tanto no fundamental, que é de responsabilidade do município, quanto a do ensino médio, que pertence ao Estado”, explicou o secretário.

Ainda na reunião, o secretário explicou que existe uma demanda reprimida de alunos do ensino médio que residem na região da Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita. Por conta disso, o secretário solicitou um levantamento das matrícula da Escola Rosa da Fonseca e Deodoro da Fonseca para que seja verificado a quantidade de alunos que são da região dos Canais e colocou o município à disposição para fazer um regime de colaboração para que estas turmas possam assistir aulas em suas localidades.

“Nós temos uma grande quantidade de alunos da região dos canais, que é Massagueira, Ilha de Santa Rita e Barra Nova e fica muito distante das escolas. O prefeito Cacau e eu solicitamos ao governador a construção de uma escola estadual na Massagueira para atender esta demanda e, de pronto, o governador atendeu e vai construir uma escola de 12 salas. Mas até lá, nos prontificamos a estreitar a parceria com o Estado e ver a possibilidade dos alunos da região dos canais formarem turmas e estudarem em suas comunidades em prédios cedidos pelo município”, explicou o secretário.