Secretaria de Saúde apresenta nova ferramenta de trabalho dos agentes de Endemias a técnicos da Sesau

Neste aplicativo, os agentes poderão realizar seu trabalho de campo e visitas nas casas, e no final do dia sincronizam as informações mandando para o sistema

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

img_7795A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na manhã dessa quarta-feira (17) a equipe de coordenadoria de Endemias da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), para apresentar o novo aplicativo que trabalha integrado ao E-SUS+.

A nova ferramenta é semelhante à usada pelos agentes comunitários de Saúde. Por meio de tablets, os agentes de endemias, durante as visitas, colhem as informações e preenchem no sistema e, ao voltar para a unidade, enviam para um sistema central, acessado pela supervisora da equipe e também pela coordenação de endemias.

De acordo com o secretário de Saúde, Aérton Lessa, Marechal Deodoro é a primeira cidade a usar esta ferramenta, que ainda está em fase de implantação e ajustes.

“A empresa é a mesma que fez o sistema dos agentes de saúde e trabalha integrada ao aplicativo ESUS+. Alguns agentes já estão usando a ferramenta e apresentando as dificuldades para possamos ajustas, mas mesmo assim já estamos percebendo um aumento da produtividade. Agora os colegas do Estado vieram conhecer esta nova ferramenta”, disse o secretário.

Após conhecer o funcionamento, os técnicos de Endemias da Sesau decidiram testar a ferramenta. Para o supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, o aplicativo vai facilitar o dia a dia nas visitas, e após os ajustes necessários, poderá ser expandidos de Marechal para o resto do Estado.

“Esse aplicativo é muito interessante e nós vamos ajustar para evoluir ainda mais. Iremos realizar um piloto desse projeto com a nossa equipe para ver as dificuldades e as melhorias na produtividade. Em seguida poderemos expandir”, disse.