Secretaria de Meio Ambiente inicia recuperação da vegetação da Orla do Francês

A iniciativa prevê o plantio o da vegetação nas áreas onde ficavam as antigas barracas e nas áreas de maior erosão, na Praia do Francês

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

img_7825A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, iniciou nessa quinta-feira (18) o plantio de vegetação nas áreas onde ficavam as antigas barracas, na Praia do Francês. A iniciativa é uma forma de recuperar da vegetação nativa e estabilizar o solo.

Conhecida como “Salsa-de-Praia”, a Pomoea pes-caprae é uma planta de litoral e foi escolhida para cobrir as áreas degradas ambientalmente pelas construções das antigas barracas. A escolha foi feita pela estabilidade e fixação que esse tipo de vegetação permite às dunas móveis, ou seja, é uma forma de estabilizar o solo para que a areia não adentre a praia. Além disso, a Salsa de Praia é um tipo de vegetal com propriedades medicinais: o fluido espremido de suas flores podem aliviar a dor de queimaduras de água viva, por ter efeito analgésico.

O secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, falou do objetivo da ação e ainda explicou os benefícios do plantio.

“A salsa de praia é fixadora da areia, então a gente está fazendo uma recuperação de uma vegetação que já era nativa, e que devido à ação do homem, com as construções das barracas acabou removendo. Estamos replantando, recuperando uma área degradada ambientalmente. O plantio também absorve indivíduos da fauna, como o caranguejo, que a gente já não vê mais na orla, como os “Maria Farinha”, afirmou.

A Secretaria de Meio Ambiente vai dar continuidade ao trabalho em outras áreas da orla da Praia do Francês. De acordo com o secretário, serão priorizados as áreas identificadas com maior erosão devido o avanço do mar.