Merendeiras das escolas municipais participam de capacitação e recebem fardamento

A capacitação foi realizada na manhã desta quarta-feira (31), na Escola Municipal Araújo Lobo

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Sthefane Ferreira e Wellington Alves

img_9840Com o objetivo de qualificar as merendeiras do município para melhor exercerem suas funções nas escolas municipais, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma capacitação. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), na Escola Dona Maria de Araújo Lobo, que funciona no prédio do Sesi.

Dividida em duas etapas, a capacitação começou com dinâmica para que as merendeiras pudessem obter o hábito de agir da maneira que desejam ser tratadas, para construir boas relações e desenvolver uma comunicação que realmente faça falar e agir com respeito a todos ao redor e no ambiente de trabalho.

Ainda na primeira parte, foi realizado uma apresentação de comportamento no local de trabalho, especificamente na cozinha. Foi falado sobre o uso das roupas, o desperdício de alimentos, a importância de manter o ambiente sempre limpo, e não permitir que pessoas de outras funções da escola entrem constantemente na cozinha, para evitar a contaminação dos alimentos.

Para a coordenadora do setor de Nutrição da Secretaria de Educação, Carolina Wanderley, tudo foi feito visando dar melhores condições para os alunos da rede municipal.

“Nós temos que fazer nossa parte pensando no aluno, e com vocês merendeiras deve ser assim. É preciso ter diálogo com os gestores das escolas. Nós estamos trabalhando juntos para uma melhor qualidade na alimentação dos nossos alunos e melhorar ainda mais o trabalho que vocês exercem nas escolas”, disse.img_9849

Além das palestras, o prefeito Cláudio Filho Cacau entregou às merendeiras kits com uniformes, que conta com duas toucas, dois aventais, camisas e bermuda.

Na segunda etapa da capacitação, as merendeiras participaram de uma palestra com uma equipe do Meio Ambiente sobre a coleta seletiva de lixo. Na palestra foi tratado como deve ser feito a separação dos lixos que podem ser reciclados.

Para a merendeira Airley Silva, que trabalha há oito anos na Escola Municipal José Bispo, a capacitação vai melhorar ainda mais no trabalho que ela já executa.

“Esse momento é muito importante, trabalho a oito anos, e é a primeira vez que estamos recebendo fardamento. Já tinha participado de uma capacitação, e agora com mais uma vou poder realizar meu trabalho com mais qualidade. Tudo está sendo feito graças ao apoio do prefeito Cacau e do secretário Marcelo Beltrão”, disse.